Simplificadamente, o SEO – também conhecido como otimização de sites – é uma forma de aumentar os acessos do seu site através de uma série de estratégias e ações. Juntas, essas estratégias irão fazer com que determinada página na internet melhore o seu posicionamento nos resultados orgânicos de buscadores de pesquisa, como o Google.
E os que são as ferramentas SEO?
As informações contidas nas ferramentas SEO são extremamente importantes para embasar as estratégias de marketing digital. Além disso, elas são essenciais para acompanhar o resultado das ações, já que oferecem uma infinidade de estatísticas, análises, comparações, entre outros.
Para você entender melhor, vamos usar uma das etapas mais simples das estratégias de SEO para exemplificar: a escolha da palavra-chave. Como você já deve imaginar, essa definição não ocorre aleatoriamente; e é justamente nessa etapa que usamos pela primeira vez as ferramentas SEO. São elas que irão nos informar quais são os termos mais procurados pelos usuários sobre determinado assunto.
Principais ferramentas SEO
A seguir, separamos 4 ferramentas SEO que poderão ser suas aliadas na hora de montar estratégias e otimizar o seu tempo.
1. Google Analytics
Para melhorar o posicionamento de uma página, nada melhor do que ir direto no maior dos buscadores: o Google. Ideal para quem está começando no mundo do marketing digital, o Analytics é uma ferramenta de monitoramento bem completa. Ela permite que você veja em tempo real a visibilidade do seu site. Além disso, seus relatórios facilitam a avaliação e compreensão de como está ocorrendo o engajamento em sua página.
2. gShift
O gShift é uma das ferramentas SEO que acompanham automaticamente o posicionamento de todos os termos relevantes para o cliente. Além disso, através de sinais de mídia, ela ajuda a identificar oportunidades de conteúdo. Isso quer dizer que, se um assunto do interesse do seu público está bombando nas redes, a gShift vai te avisar. Vale lembrar que a ferramenta também gera relatórios automáticos sobre o andamento de projetos.
3. WebXTool
A WebXTool tem como diferencial o acompanhamento do SEO tanto no Google quanto no Bing. Além de realizar o monitoramento diário de palavras-chave, ela tem importantes recursos. Exemplos são o filtro por tag e a ordenação de ranking conforme a necessidade do relatório a ser desenvolvido.
4. SEMrush
Considerada como uma das mais poderosas ferramentas SEO, a SEMrush é ideal para organizar todas as estratégias que serão utilizadas. Ela envia diversos relatórios, como os de visibilidade e posicionamento de palavras-chave. O legal é que a plataforma é toda em português, facilitando a compreensão.
Além disso, um de seus principais diferenciais se refere a possibilidade de analisar a concorrência. Ela te mostra, entre outras coisas, quais termos os concorrentes estão usando e quais deles aparecem na pesquisa orgânica do Google antes de você.
Esperamos que vocês tenham gostado do nosso artigo sobre as principais ferramentas SEO. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários. Responderemos o mais breve possível.
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