Entenda agora mesmo se sites WIX são bons para SEO
Desde outubro de 2015, o Google, principal buscador do mundo, passou a não reconhecer websites desenvolvidos com a plataforma Wix em seus resultados de busca.
Na prática, isso significava que quando as pessoas pesquisassem pelo nome, serviço ou produtos de determinada empresa com site Wix, ela não seria encontrada.
Logo em seguida, sites Wix passaram a sim ser indexados porém agora esbarra-se em um segundo obstáculo: a estrutura nativa do código/HTML do Wix é ruim.
Isso faz com que os robôs Google não compreendam as páginas corretamente e, não compreendendo os conteúdos das páginas fluidamente, este site não será competitivo nas buscas.
Sempre estará atrás de sites em WordPress por exemplo, que possui nativamente sua estrutura HTML de melhor qualidade e preparado para a maioria das recomendações Google/SEO.
WIX ou WordPress são bons para o SEO?
Até aqui portanto, pensando em SEO e como você será encontrado nas buscas, entre ter um site WIX ou ter um site WordPress… prefira o WordPress!
Ou seja: Neem tudo são flores (efeito sonoro: tchã-tchã-tchã-tchãããããnnnnnn….) para o charmoso marketeiro Wix.
Muito popular no Brasil, o Wix é um criador de sites que conta com mais de 77 milhões de usuários em todo o mundo. Graças à promessa marqueteira de ser grátis e fácil de usar, ele rapidamente se popularizou e virou a plataforma queridinha dos iniciantes.
Temos que admitir: a ferramenta — que é oferecida gratuitamente — possui um design bonitinho e atraente, além de realmente possuir fácil uso do painel administrativo de edição. Com ele, é possível criar um site sem ter nenhum conhecimento técnico no assunto.
Leia também: SEO para WordPress
E, afinal, por que os sites Wix não apareciam no Google?!
Os sites Wix não apareciam no Google por razões pouco mais complexas. Mas, simplificadamente, podemos dizer que o Wix — assim como tantos outros sites — foi desenvolvido originalmente em Flash.
Acontece que, há algum tempo, o Flash “morreu”. Mas, ele não desapareceu do nada. Com a tecnologia avançado cada vez mais, todos sabiam que um dia teriam que se adaptar. Durante esse processo, todas as empresas ajustarem as suas estruturas para oferecer aos seus usuários um design responsivo (aquele que se adapta ao carregar em dispositivos móveis: smartphones e tablets) e um SEO de qualidade.
No entanto, o Wix resolveu manter a mesma estrutura que usava, tanto para os sites em Flash quanto para os novos em HTML. Hoje, infelizmente, a plataforma barganha a beleza dos seus templates (modelo de site), design bonito e muito investimento em marketing para ganhar alguns usuários. Mas a verdade é que ele se tornou obsoleto – Além do outro ponto muito negativo para as pesquisas Google que comentamos, sobre (muitos templates) não serem responsivos (adaptados para smartphones e tablets).
Como o site Wix pode interferir no sucesso de minha empresa?
Sabemos que, hoje, ter um bom site é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Além de bonito e atraente, ele deve conter qualidade em seu HTML (back-end do site) para que a leitura os robôs Google consigam compreender toda estrutura, arquitetura de informação, imagens e textos de cada página – cada sessão do site.
O problema de ter um site Wix é que seu site não será encontrado nas buscas com a mesma encontrabilidade de um site WordPress por exemplo. De pouco adianta investir em estratégias, blogs, palavras-chave se ele não for indexado corretamente no Google.com. Se você por exemplo, tem um e-commerce de roupas infantis, as pessoas precisam te encontrar buscando por “roupa infantil + sua cidade”. E para este resultado de busca, somente sites saudáveis estarão na primeira página Google!
Por isso, por mais que a plataforma seja tentadora (afinal, você nem precisa entender de programação para usá-la), o ideal é que você procure ajuda de profissionais capacitados. Eles poderão te oferecer as principais soluções de acordo com o seu objetivo e orçamento.
Além disso, ao fazer um site deve-se investir em uma série de ações estratégicas, de conteúdos persuasivos e de marketing para que o portal realmente seja um sucesso. Não caia em propagandas enganosas, buscar um profissional qualificado é sempre a melhor opção. No todo, se por ora isso não for possível – prefira um site WordPress (também gratuito) ao Wix.
Este artigo foi útil para você? Compartilhe! Dúvidas e sugestões? Escreva pra gente! E, conheça um pouco mais sobre nossa Agência de SEO e Marketing Digital.
Leia também: O que você precisa para melhorar seu posicionamento no Google.
6 Responses
É válido a atualização referente a Wix, afinal a maioria dos templates atuais dela são em html5. Sou designer e tenho 5 sites criados na plataforma que se destacam na primeira posição no ranking em várias keywords buscadas pelos seus clientes. Basta apenas conhecer um pouco sobre a plataforma e o seo. 😉
Obrigada pela contribuição e feedback. Respeitosamente, não vemos sites wix competitivos nos motores de busca. Lê-se competitivos aqueles que ocupam até 4ª posição Google quando frente à keywords que não de baixa concorrência. De certo, wix pode atender necessidades específicas, mas do ponto de vista estratégico, ainda em evolução. Estamos aguardando melhorias na plataforma para montar conteudos que pontem estes benefícios (do ponto de vista SEO estratégico), Abs e obrigada pela participação em nosso fórum,
Está mais do que provado que existe uma “demonização” proposital quanto a plataforma wix,o próprio Google em 2015 após o seu erro deixou isso muito claro. Sabemos que o wix é para as agências o que o uber é para os taxistas,ou seja a facilidade pro usuário leigo prejudica o profissional capacitado. Eu mesmo tenho um site no wix a 2 anos, MUITO bem indexado,muito bem ranqueado em meu nicho,e uma loja virtual que segundo dados dos correios é a loja de moda feminina do Nordeste que mais vendeu. resumindo,plataforma é apenas uma ferramenta, sites são feitos para pessoas e não para algoritmos,lógico que temos que fazer nossa parte,mas seja wordpress ou wix ou qualquer outra plataforma,faça bem feito o seu trabalho que os resultados virão.
Olá Saulo, entendemos seu ponto de vista. Wix pode vale a pena para alguns casos, necessidades. Da nossa parte, exatamente por sermos uma empresa SEO e que em nosso trabalho temos oportunidade de aferir centenas de sites ao longo do tempo, apontamos exatamente estas diferenças que as plataformas de desenvolvimento provém quando publicadas. WIX ainda inferior ao WP, do ponto de vista SEO. De certo este cenário poderá mudar se wix se dispor em melhorar, mas por ora e respeitosamente vendo sua posição, o preterimento do WordPress ao Wix é justificável na encontrabilidade dos sites/keywords de negócio desta empresa (SEO).
ÓTIMO POST…
Obrigada Josue! Seja sempre bem vindo em nossos conteúdos e seu feedback é muito importante,