Você já deve saber que o perfil do consumidor mudou completamente ao longo dos anos. Com a facilidade que a internet proporciona, o cliente estuda e pesquisa muito antes de fechar um negócio.
E o que o inbound marketing tem a ver com isso?
O inbound marketing é uma série de estratégias capazes de atrair os possíveis compradores de forma sutil. Diferentemente do marketing tradicional — onde os produtos são “empurrados” para o consumidor — as novas ações buscam ganhar a confiança do comprador.
Isso ocorre através da oferta de conteúdos educativos e relevantes sobre os possíveis problemas do consumidor. No inbound marketing, queremos fazer com que aquele simples visitante do seu website se converta a um lead e, somente quando ele estiver preparado, vire cliente de fato.
Se ainda está perdido no assunto, não se preocupe. Abaixo iremos te explicar tudo o que envolve as novas estratégias de marketing!
O que é inbound marketing
O inbound marketing pode ser considerado qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de ganhar o interesse das pessoas. Para isso, são utilizados recursos como blog posts, mídias sociais, email, SEO, entre outros.
O conteúdo gerado nesses meios têm a função de atrair e educar as pessoas, promovendo um relacionando de confiança entre o comprador e a empresa.
Um dos objetivos do inbound marketing é transformas estranhos visitantes em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores da sua marca. Para que isso ocorra, é necessário muito estudo e planejamento.
Como o inbound marketing atrai as pessoas
Existem uma série de processos que envolvem o inbound marketing. Mas, a primeira coisa que você deve ter em mente é o perfil do seu comprador — também chamado de persona. Para que uma estratégia dê certo, é preciso direcioná-lá às pessoas que realmente se interessam pelo conteúdo gerado.
Por isso, é muito importante definir uma persona para o seu negócio. Essa definição ocorre através de pesquisas e entrevistas sobre o perfil de clientes reais. A partir de muito estudo, é possível chegar ao perfil de uma pessoa semi-fictícia: nome, idade, cargo, segmento, objetivos, entre outros.
Feito isso, você começará as suas estratégias de marketing de conteúdo direcionadas a essa persona. Mas, é preciso levar em conta o clico de compra do seu comprador. De nada adianta você começa a falar da sua empresa de cara. É necessário oferecer conteúdos úteis para pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.
Para você entender melhor, imagine a seguinte situação: você tem uma loja de calçados, certo? Como fará para atrair visitantes qualificados para o seu site? Uma estratégia simples é usar o o blog da sua loja virtual para oferecer conteúdos relevantes aos visitantes, como por exemplo “5 tênis que são tendência no verão 2017”.
Com esse artigo você irá atrair as pessoas. Somente depois da atração, você tentará converter o visitante em lead para, posteriormente, fechar negócio com ele.
Se quiser saber mais sobre todas as etapas que envolvem inbound marketing, entre em contato com a gente!
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