As produtoras de eventos culturais precisam descobrir que fazer marketing na internet não se resume ao uso do Facebook
O Marketing Digital ainda não conquistou os produtores de eventos culturais. Muitos destes empresários e produtoras estão presos às velhas mídias – que, hoje em dia tornaram-se complementares e, não mais protagonistas dos meios de divulgação. Folders, cartazes e mais cartazes geram muito mais insumos do que efetivamente atingir seu público alvo! É preciso entender que o marketing na internet não se resume ao uso do Facebook. É se movimentar de modo a exptrapolar as paredes desta divulgação simplificada e começar a vivenciar o novo formato de comunicação, relacionamento e possibilidades do marketing. Percebido isso, propomos refletir sob estas empresas, empresários, produtores culturais e o público consumidor destes eventos (peças de teatro, festivais de arte, de dança, exposições e shows). Análise que pode partir listando quais são as necessidades básicas do público alvo e, avançar listando suas necessidades mais modernas (ou novas), que podem se tornar o diferencial do seu evento e gerar boas matérias na imprensa! Que tal suprir essa demanda?
Algumas das perguntas práticas que compõe o início de um bom planejamento:
– Quais são as necessidades vitais deste público?
– Onde estão?
– Por que se interessariam por este evento?
– Qual sua faixa etária?
– Qual seu poder aquisitivo?
– Qual linguagem adequada?
Bem, este é o bê á bá né! Vamos ao que interessa! Então quais são as novas necessidades e desejos deste público? Utilizando-se das ferramentas e planejamento Marketing Digital, é possível caminhar de maneira a atender os públicos A, B e C pois a internet é a mídia com maior potencial de resultados. É instantânea, mensurável, maleável e formamos uma comunidade com mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet.
Pensando em um evento cultural, ter um site oficial no ar é primordial! Catalisando todas as informações acerca do evento. Tais como sinopse, elenco, local, como chegar, programação, informações de contato, arrecadação de mailling, sala de imprensa (que tal um espaço para exibir tudo que a imprensa vem publicando sobre seu evento?) dentre outros. Digo essencial pois é o passo inicial para conseguir um bom posicionamento no Google quando seu público buscar por seu “evento X”. Essencialmente, seu portal www.seueventox.com.br deve ser um dos primeiros resultados nesta pesquisa. E com certeza será através dele que sua bilheteria começará a encher. Além disso, há vários itens como o desenvolvimento de aplicativos para smartphones (recreativos, de interação, bonificação, fidelidade, informativo e de infinitos temas), além de campanhas com links patrocinados no Google, publicidade em sites de assuntos afins, gerenciamento das redes sociais, monitoramento e ação diante dos comentários positivos e negativos (críticas). Incentivo de uso ao Instagram, posts e centenas de itens que devem compor o planejamento digital!
*Já somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet. Fonte: Ibope.
*3 em cada 10 brasileiros são donos de smartphones. Fonte: Exame.com
*Acesso dos brasileiros a smartphones cresce 110%. Fonte: Cepromat
É o sucesso ao alcance das mãos. Faça esse teste em sua próxima produção e comprove os bons resultados e valorização da sua marca no mercado. Experimente este novo modelo de negócio e boa sorte!
Por Aline Soares
Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog Sinuca de Marketing. Nele, desde 2010 compartilha experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.
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