mobile-image

Sabemos que são vários os fatores para o bom posicionamento de um portal nos resultados de busca Google. A notícia que movimentará as agências digitais é que, brevemente o algoritmo do Google tomará como fator de ranking, os requisitos de experiência do usuário (UX Design) da versão mobile de um site.

Entende-se como UX, user experience, propriciar uma boa experiência e satisfação do usuário ao utilizar um produto ou sistema. O site mobile portanto, responsivo ou versão mobile do site desktop, precisa ser confortável, funcional, ter boa leitura no tamanho e cor das fontes, otimizar seu tempo de carregamento visto que o acesso a rede do usuário pode vir tanto de um Wi-fi satisfatório, quanto de uma rede 3G e 4G, instáveis.

No PageSpeed Insights, página Google que analisa a performance dos sites, já encontra-se no ar em versão BETA da análise UX mobile.

Tela do Google Page Speed da análise BETA versão mobile do site Sinuca de Marketing.com

Tela do Google Page Speed da análise BETA versão mobile do site Sinuca de Marketing.com

Alguns dos itens avaliados, dos quais eles apontam recomendações são:

  • Como são para leitura em smartphones e tablets, o tamanho da fonte e combinação das cores utilizadas precisam ser confortáveis aos usuários. Não podem causar desconforto;
  • Os pontos de toque do dedo (touch) também precisam estar apropriados;
  • Configuração visor/Responsivo. Ou seja, o design do site responder à tela dos tablets e smartphones, enquadrando-se à resolução de cada dispositivo Android; (*Vale também analisar a performance em iOs e Windows Phone, mesmo que não contempladas nestas recomendações PageSpeed porém todas utéis a atender navegação nestas plataformas);
  • Tempo de carregamento das páginas;
  • E demais fatores técnicos que os desenvolvedores devem passar a configurar;

Em 2013, foram mais de 1 bilhão de smartphones vendidos pelo mundo. Neste mercado em plena ascensão é natural que esta implementação UX mobile do Google entre em vigor logo logo! Afinal, organizar as informações do mundo e as disponibilizar de modo útil e com qualidade, é uma das missões Google Inc.

 

 

Por Aline Soares


Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog desde 2010 compartilhando experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.

Blog.Canzar é um blog sobre SEO com dicas sobre Otimização de site práticas para melhorar seu conhecimento. Search Engine Optimization (SEO) de modo fácil. Marketing Digital, User Experience (UX),  e muito mais. Curta nossa Fan Page, clique aqui!

Gosta de SEO?
Então confira esta entrevista realizada para o ITAÚ Mulher Empreendedora, portal referência e de enorme importância para o empreendedorismo feminino e que, Aline contribuiu com dicas e respostas sobre as principais dúvidas sobre SEO. Clique aqui para ler a matéria!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *