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A grama do vizinho está mais verde que a sua? Se você esbarrou com esse tal de SEO por aí, bem vindo ao clube pilar do sucesso! Pequenos empreendedores e também grandes marcas ainda possuem muitas dúvidas dos benefícios deste investimento de funcionamento tão técnico. Muitas dúvidas e mitos podem gerar bastante insegurança na hora e efetivar um plano SEO para seu negócio. Confira alguns mitos:

 

A promessa da primeira página do Google,

Se alguém prometer colocar seu site na primeira página do Google, desconfie! Ou ao menos entenda se será através de uma busca “branding” ou “no branding“. Como assim? Entende-se por pesquisa Branding quando o nome da sua empresa consta como termo pesquisado. Neste caso aparecer na primeira página Google é relativamente mais simples de atingir salvo quando nos deparamos com homônimos ou demais similares em que é preciso trabalho para “desbancar” este resultado para que o da sua empresa seja melhor exibido. Já a pesquisa “no branding” é onde o calo aperta! É o oceano dos tubarões dos termos de busca que envolvem seu negócio, seu nome, mas também seus concorrentes com os termos de busca em que ele melhor se posiciona que você. Aqui, muito trabalho, suor, tempo e monitoramento para alcançar algum nível de competitividade nestes resultados. Entenda melhor estes tipos de busca com o exemplo da nossa agência abaixo:

  • Pesquisa Branding: Experimente digitar “agencia canzar” no Google. Este é um exemplo em que estamos sim na primeira página de resultado, quando a pessoa já fora impactada com nossa comunicação, nosso nome e realiza a busca já com a clareza do nosso nome. Neste caso, configuramos nosso site e nossa rede para entregar nossas melhores páginas e conteúdos! E sim: na primeira página Google!
  • Pesquisa No branding: Agora, se formos buscar por “agencia digital RJ”, sem nome específico de nenhuma agência, iremos naturalmente perder para agências que possuem um site há muito mais tempo que nós, que conquistaram autoridade com seu domínio através do tempo e também somente através do tempo (para  a primeira página lê-se muuuuito tempo), com estratégia SEO e conteúdos muito bem direcionados poderíamos ser competitivos ao ponto de desbancar estes outros resultados quando com uma busca No branding.

SEO não é mágica, e não é simples…

É engenharia com teste e acerto. Aprendizado, monitoramento, teste e acerto! Muitos imaginam o SEO como um pacote pronto de ações finitas que auxiliam na prosperidade da marca na internet. Que vende mais, que aparece na primeira página do Google e faz chover clientes… e isso e aquilo. Porém a realidade é que um trabalho SEO profissional se faz com um conjunto de ações gradativas e muitas vezes infinitas quando a empresa se compromete em ter competitividade no mercado que atua, ou dos serviços e produtos que vende. SEO é bússola com calibragem rotineira.

 

Entenda mas faça-o com profissionais,

É importante estudar e entender sobre o assunto! Ter noções básicas para que a medida do tempo você mesmo consiga identificar alguns pontos SEO do seu negócio. Hoje em dia, a internet possibilita aprender enes assuntos… através de milhares de canais interessantes. Porém, pegando o gancho com o item acima e se seu objetivo é ter resultado, monitoramento e estratégia competitiva… Procure e converse com especialistas SEO para conduzir seu posicionamento. Trata-se de uma ciência complexa, que envolve mais de 200 fatores e a realidade é que os algoritmos mudam a todo tempo. DIY (do it yourself) serve para dicas de decoração e culinária… não o faça com SEO. Converse com profissionais… 😉

 

Resultado rápido,

O mito aqui é entender que tipo de resultado estamos falando com cada marca quando proposto um projeto SEO. Resultado rápido por si só é uma grande armadilha. Por isso é muito importante estabelecer metas bem definidas, entender quais tipos de resultado SEO são importantes para cada negócio. Novamente: SEO não é um pacote fechado de ações finitas. Através dele é possível obter montanhosos bons resultados mas também não é raro ficar andando em círculos quando metas, mesmo que simples não foram definidas com clareza.

Ah! Não há resultado rápido! Entenda melhor nos próximos posts!

Fazer por fazer,

Todo mundo faz então preciso fazer também! Bem, novamente: Onde sua empresa está em relação aos concorrentes e quais são as metas para prosperar seu negócio na internet? E documente tudo! Para alcançar algum objetivo é preciso saber qual foi seu ponto de partida. Entender como estava sua saúde SEO em dado momento do tempo para que se possa enxergar com clareza quais caminhos seguir. E com quais não desperdiçar energia!

Analisar todo cenário e performance SEO da empresa e seus produtos/serviços é extremamente importante para que seja possível calibrar as ações sempre que possíveis, e não cometer os mesmos erros do passado. Além da análise caseira, SEO é extremamente guiado para desbancar os concorrentes que estão ocupando as primeiras posições de resultado de busca. Envolve portanto também estudar os concorrentes diretos de modo a elaborar uma estratégia de ataque competitivo diante dos termos de busca que estarão em jogo.

Todos os pontos comentados dizem respeito ao resultado orgânico (não pago) dos mecanismos de busca . É isso e até a próxima!

Leia também, 5 dicas para ter um site de sucesso

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