o impacto da inteligencia artificial no SEO

Esteja preparado para enfrentar os desafios antitruste do Google, a valorização do SEO técnico, a expansão da Inteligência Artificial e outros insights

Está explícito que cenário SEO está mudando de forma extremamente acelerada e ainda outras grandes transformações previstas para 2025. Com o provável acesso aos dados do Google, determinados concorrentes podem abalar o cenário das buscas, exigindo que os profissionais SEO repensem suas estratégias em múltiplas plataformas.

Ao mesmo tempo, as ferramentas de Inteligência Artificial continuam evoluindo e oferecendo tanto oportunidades quanto riscos. Ora otimizando tarefas, ora ameaçando reduzir a criatividade a uma fórmula previsível.

E quais serão os principais desafios para 2025? Nossa visão de mercado, atingir o sucesso será mais complexo. Será necessário constituir o equilíbrio em usar a inovação com autenticidade e calibrar a automação com criativos humanos.

Vamos conferir as 5 principais tendências SEO para 2025.

#5. Alternativas de busca e o julgamento antitruste do Google

Se o Google for obrigado a compartilhar seus dados como parte de ações antitruste, o cenário de SEO poderá enfrentar mudanças drásticas. Isso permitirá que concorrentes usem dados e algoritmos de busca do Google para construir seus próprios motores de busca mais rapidamente, o que tem o potencial de diversificar significativamente o panorama orgânico.

Para nós profissionais SEO, isso significa que não desenvolveremos apenas uma estratégia única, mas possivelmente cinco, dez ou vinte, garantindo que nossos sites permaneçam competitivos em todas essas novas plataformas.

Tornar os dados do Google disponíveis também proporcionará aos especialistas SEO uma transparência sem precedentes sobre os algoritmos do Google, permitindo insights mais profundos sobre fatores de classificação e comportamento dos usuários.

Entretanto, isso também pode facilitar a manipulação dos algoritmos, pelo menos a curto prazo, o que pode nos levar de volta aos “dias sombrios” do SEO.

Para saber mais sobre essa tendência e o que ela significará para o SEO, talvez tenhamos que esperar até o próximo ano. Por enquanto, só nos resta “ficar de olho!”

#4. Inteligência Artificial como uma poderosa (ou terrível) assistente

Com tantas ferramentas de IA disponíveis, é fácil para os profissionais de marketing se perderem em meio a tantas opções. Embora algumas dessas ferramentas possam ser úteis, há um risco real de dependência excessiva delas.

Se todos estiverem usando as mesmas ferramentas, com dados idênticos, o resultado será, na melhor das hipóteses, mediano. Além disso, muitas ferramentas de AI funcionam como “caixas pretas”, onde você insere dados, mas o que acontece “dentro” do processo é desconhecido.

Sem saber como essas ferramentas chegam às conclusões, você fica com resultados que não pode confiar totalmente. Uma das opções para superar alguns desses riscos é considerar treinar seu próprio bot de AI, podendo construí-lo do zero em sua própria plataforma.

Caso essa não seja uma opção, ferramentas como Gems do Google e GPTs do ChatGPT permitirão que você personalize e ajuste a IA conforme suas necessidades.

#3. Foco e originalidade técnica ao que é crucial no SEO: a importância do E-E-A-T

Estabelecer E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, and Trustworthiness) continuará sendo crucial para o sucesso do SEO em 2025.

Para se destacar, marcas e criadores de conteúdo devem priorizar a originalidade usando seus próprios dados e experiências.

Provar experiência verificável será uma receita fundamental para o sucesso em 2025. Para se destacar de verdade, sua marca deve evidenciar a experiência humana real por trás do conteúdo, agregando autenticidade e confiabilidade que os usuários e os motores de busca tanto valorizam.

#2. O universo semântico dos usuários versus as palavras-chave

A visão do profissional SEO em realizar otimizações para pessoas (os usuários na internet) e não somente para “palavras chave” também sustentarão fatores de sucesso no SEO em 2025.

Em vez de focar apenas em palavras-chave, os profissionais de SEO devem projetar conteúdos em torno dos problemas e desafios dos usuários, visando ser útil e relevante.

O algoritmo recompensará o conteúdo que prioriza a experiência do usuário, respondendo a perguntas específicas com informações valiosas e relevantes.

#1. O SEO técnico será mais importante do que nunca

Na minha opinião, o item mais importante: O SEO técnico será mais importante do que nunca! Há 20 anos diante do SEO eu nunca vi tantas transformações em tão pouco tempo e também nunca estive mais convicta do que é sustentável para os clientes: faça um bom trabalho técnico! É a melhor blindagem que você poderá construir, independentes dos saculejos externos.

Tenha em mente o que é vital:

>> Otimize o site ao máximo para facilitar o rastreamento e a compreensão pelos bots de busca;
>> Trate com carinho os dados estruturados, o sitemap (e bem organizado), gerencie os links internos e construa um código limpo!

>>Garanta boa renderização no servidor e resolva problemas relacionados ao JavaScript (tratativas cruciais para manter a visibilidade nos resultados de busca, nos elementos que dependem fortemente de JavaScript).

A junção dos itens acima pode melhorar significativamente a forma como os motores de busca rastreiam e entendem seu site.

Acessibilidade também está cada vez mais importante (e em breve teremos um super Case para compartilhar com vocês: um projeto Canzar de desenvolvimento de website nativamente otimizado e acessível).

Aprenda a se adaptar: essa é a tendência constante no SEO

A necessidade de aprender, adaptar e evoluir é uma constante no SEO.
Parece que 2025 será mais um ano dinâmico para o SEO.

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