Dedicar-se ao planejamento estratégico do Marketing de Conteúdo é essencial para qualquer empresa que tem como objetivo seu crescimento. Afinal, explorar os desejos e as dores é fundamental para atrair e reter clientes.
E o primeiro passo na elaboração de um plano consistente, é estudar o mercado e os consumidores, para que seja possível responder perguntas importantes como:
Quem é seu público?
O que ele quer e necessita se informar sobre?
Quais são as dúvidas em relação às soluções que o seu negócio oferece?
Como as respostas para esses questionamentos serão apresentadas através das etapas do funil e da jornada do cliente?
Como gerar interesse pelo serviço/produto da sua empresa através da exploração do problema/desejo?
E além de definir bem o que será oferecido ao público através do marketing de conteúdo, é preciso definir os objetivos que se pretende alcançar com o plano estratégico.
Isso não só te ajudará a organizar bem o calendário de ações (o que postar, onde e como divulgar) como também a compreender o que funciona e o que não e por qual caminho você deve seguir para obter bons resultados.
Agora que você já entendeu o básico do planejamento, confira as 6 dicas infalíveis para aplicar o Marketing de Conteúdo de forma estratégica para sua empresa.
Divulgue seus cases de sucesso
Os estudos de caso são excelentes para dar valor real ao seu produto/serviço, provando que ele realmente cumpre com o que prometeu e resolve o problema do consumidor.
Trata-se de um conteúdo da parte inferior do funil que descreve como a sua solução resolveu um problema real de um cliente, o que é de extrema ajuda para gerar conversões, pois a história de um cliente satisfeito é fundamental para o convencimento.
Disponibilize Infográficos
Infográficos são fáceis de entender, destacam dados importantes sobre algum tema e podem ajudar na criação ou no fortalecimento da autoridade da sua empresa se disponibilizados para uso.
Ao oferecê-los gratuitamente desde que a fonte seja creditada na legenda, o Google fornece ao site do seu negócio, pontos de autoridade, da mesma forma que acontece com a estratégia de Link Building.
Elabore conteúdos para fidelizar clientes
Uma das formas de se utilizar o marketing de conteúdo de forma estratégica, é criar conteúdos personalizados com foco na fidelização de clientes.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com vendas de imóveis, umas das alternativas é elaborar e-books e cartilhas focadas em quem vai adquirir o primeiro imóvel. Ofereça dicas sobre análise de contrato, avaliação do imóvel, otimização do espaço, leis e regras importantes que se referem a vivência no condomínio, etc.
Materiais como esse ajudam a empresa a se aproximar do público e alcançar mais pessoas, neutralizando a imagem de que o único objetivo da instituição é efetivar vendas.
Personalize o e-mail
Segundo uma pesquisa da eMarketer, 81% dos consumidores online que recebem e-mails baseado em hábitos de compra demonstrados anteriormente têm mais probabilidade de realizar outras compras no futuro.
Outra pesquisa, dessa vez da MarketingSherpa indica que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
Portanto, o e-mail é uma importante ferramenta na estratégia de Marketing de Conteúdo. Gerar conteúdos relevantes e que levem o consumidor a realizar uma ação, podem ter um grande impacto nas vendas.
Se a sua empresa comercializa produtos, dê sugestões parecidas com os hábitos de compra do cliente, ofereça descontos, crie combos com outros produtos, ofereça condições especiais se ele realizar a compra de forma recorrente.
Caso seu negócio venda serviços, mantenha-o atualizado sobre assuntos de interesse dele, disponibilize ebooks, planilhas e explore outras dores que ele possa ter e forneça soluções.
Utilize CTAS
Os CTAS (Call To Action) ou “Chamada Para Ação” são muito importantes, pois ele leva o potencial cliente que está lendo o seu conteúdo a realizar uma ação (como contratar os seus serviços ou adquirir o seu produto) ou a conhecer mais a sua empresa, deixando o ciente do que você pode oferecer a ele.
Existem inúmeras maneiras de se utilizar CTAS, como:
- Entre em contato;
- Saiba mais;
- Oferecer consultoria depois que alguém assistiu um vídeo demonstração;
- Oferecer avaliação gratuita após uma determinada página ser visualizada;
- Desconto de 20% por 1 hora.
Insira dados e pesquisas nos seus artigos
Criar um blog é primordial para qualquer empresa que deseja aplicar o Marketing de conteúdo de forma estratégica. Oferecer artigos ricos e otimizados com SEO, e que realmente forneçam informações valiosas é uma ótima maneira de alcançar um bom tráfego orgânico.
E para que os seus textos sejam ainda mais convincentes, utilize dados e pesquisas que ajudem a provar o seu argumento. Por exemplo, ao afirmar que fazer um planejamento financeiro é essencial, adicione dados que mostrem quantos brasileiros estão endividados e/ou quantos planejam o orçamento.
É claro que em alguns temas pode ser difícil encontrar pesquisas, principalmente recentes, neste caso, procure por afirmações de algum especialista na área, como entrevistas a jornais e revistas.
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