google core update - atualizacao algoritmo google em novembro 2024

Google confirma a atualização de novembro de 2024, afetando os rankings de busca globais

Destaques:

  • Rollout global: O Google publicou a atualização de novembro de 2024; A propagação deve ocorrer ao longo das próximas semanas e impactar os rankings de busca globalmente;
  • On going: Gestores de sites devem aguardar a conclusão da atualização antes de analisar mudanças no tráfego ou demais indicadores;
  • Como sempre: A recuperação de quedas de posição pode levar vários meses e não há garantias de resultado.

Olá pessoal! O Google lançou sua mais nova atualização ampla do algoritmo. Esta atualização de novembro de 2024, dá continuidade ao processo de aprimoramento dos sistemas de busca do Google para melhorar a qualidade dos resultados. E sim! Foi anunciado que esse core update irá afetar o ranking dos sites globalmente.

Na rede social X, o Google afirmou:

“Hoje lançamos a atualização principal de novembro de 2024. Vamos adicioná-la à nossa página de histórico de lançamentos de classificação em breve e atualizaremos quando a implementação estiver completa.”

Anúncio Google sobre o core update de novembro 2024, na rede social X
Mais detalhes do anúncio Google sobre o core update de novembro 2024

Explicando as principais mudanças

Sabemos que o Google implementa essas mudanças algorítmicas várias vezes ao ano, que tem o objetivo de melhorar a experiência geral de busca ao reavaliar como o conteúdo é avaliado e classificado.

Diferente de atualizações específicas, as atualizações principais (core updates) impactam os resultados de busca globalmente em todas as regiões e idiomas.

O que você deve saber

De acordo com a documentação Google, a maioria dos sites pode não notar mudanças significativas com as atualizações principais. O que é um alívio pra gente, com tantas mudanças ao longo desse ano.

No entanto e como sempre, rs, alguns sites podem experimentar alterações consideráveis nos rankings de busca e tráfego.

Checklist em mãos para mais um core update

Como sempre, o Google recomenda que gestores de sites, ao observar mudanças de ranking – sobretudo abruptas, devem:

  • Aguardar a conclusão da atualização antes de analisar o impacto
  • Comparar dados de tráfego antes e depois da atualização no Search Console
  • Dar atenção especial para as páginas que apresentem quedas maiores de posição (particularmente acima de 20 posições)
  • Avaliar a qualidade do conteúdo usando as diretrizes de autoavaliação do Google

E a tarefa mais importante, principalmente para nós, profissionais SEO com grandes responsabilidades na gestão de sites de diferentes setores é:

  • É preciso executar o SEO de forma inteligente, focando em melhorias sustentáveis e longevas, não em soluções rápidas.

O que fazer em casos de quedas de ranking

Para sites afetados pela atualização, o Google sempre destaca que a recuperação pode levar tempo — possivelmente vários meses — enquanto seus sistemas aprendem e validam as melhorias.

Mudanças específicas não garantem recuperação de ranking. O Google também enfatiza que os resultados de busca são dinâmicos, devido às expectativas dos usuários em constante evolução e às atualizações contínuas de conteúdo na web.

Os gestores de sites podem monitorar o status da conclusão da atualização através do Search Console.

Assim como em todas as atualizações anteriores, o Google deve anunciar quando a implementação for concluída (que geralmente leva cerca de duas semanas).

evolução das buscas

Evolução constante dos motores de busca

Essa é mais uma, entre tantas atualizações (de melhorias) realizadas ao longo deste ano. É um processo acompanhado de perto por profissionais SEO à medida que a atualização é implementada nos resultados de busca do Google.

Comentário Aline: Websites que rodam sob uma estratégia SEO consistente, com práticas SEO White Hat, conseguem rotineiramente passar por grandes atualizações Google, de forma mais sustentável ao se beneficiar da sua musculatura interna acumulada. Por outro lado, sites que não utilizam o SEO como estratégia de marketing, se distanciam do seu público e aquisições orgânicas, com seguidas derrotas de um site à deriva – que perde não somente ranking, mas perde sim, reputação e esvazia sua presença online. Situações que não fazem parte das empresas de sucesso.

Bom update e até a próxima SEO-lers!

Esse artigo é ideal para: profissionais SEO. Mas também para jornalistas, produtores de conteúdo, estudantes e profissionais de marketing.

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