SEO para e-commerce

Está com dificuldades para convencer seu chefe a investir em SEO? Você conhece os benefícios reais do SEO, mas seu chefe não? Bem vindo ao time! Isso não é raro e nem é um “privilégio” seu.

Mas então o que seria necessário para convencer seus superiores sobre o valor do SEO? Para melhorar as vendas da loja? Bem, vamos conferir adiante 11 maneiras para você defender e argumentar da importância em investir em SEO, principalmente do SEO para e-commerce. Vejamos:

1. Avise-os sobre itens sujeitos à penalizações Google

As pessoas tendem a prestar mais atenção à ameaça do que à uma oportunidade. O desconhecimento do SEO pode fazer com que uma marca de comércio eletrônico tropece perigosamente em alguma uma ação manual.

Isso pode acontecer devido ao pagamento de links, criando conteúdo duplicado, permitindo que o site seja pirateado, permitindo que o conteúdo gerado pelo usuário arraste a qualidade do conteúdo e faça tropeços semelhantes.

Embora as penalizações frente à determinadas ações geralmente ocorram apenas em casos de tentativas deliberadas de manipulação do resultado da pesquisa, os filtros algorítmicos podem atingir sites que desconhecem as diretrizes do mecanismo de pesquisa.

Ao alertar contra os perigos do conteúdo duplicado, links pagos e problemas semelhantes, você destaca os valores de aplicação do conhecimento de SEO.

2. Estime o desempenho de concorrentes nas buscas

Uma ótima maneira de obter a atenção de um executivo em um negócio de comércio eletrônico é apontar o quanto de dinheiro os motores de busca já estão fazendo para determinadas empresas.

Todos nós odiamos perder uma competição. Embora seja impossível medir exatamente quanto valor um concorrente está extraindo do tráfego de pesquisa orgânica, certamente há maneiras de estimá-lo.

Você pode estimar a quantidade de tráfego que um concorrente está recebendo para determinadas palavras-chave usando uma ferramenta como SEMrush. Também estimará o valor financeiro desse tráfego.

Além disso, você pode apontar esforços visíveis, como construção de links e uso de palavras-chave, para demonstrar que seus concorrentes estão usando o conhecimento de SEO para alcançar esses resultados.

Um benchmarking deste tipo torna mais claro que o SEO é uma prática legítima que produz resultados reais! E que, se você não faz, de certo todos principais concorrentes estão fazendo-o.

3. Destaque o valor do crescimento acumulado

Um dos maiores diferenciais SEO é que ele permite o crescimento cumulativo. A maioria dos esforços de marketing, especialmente os pagos em mídia, levam a resultados temporários.

Uma campanha de pagamento por clique produz resultados rapidamente, mas logo que você pára de investir no PPC, você perderá sua fonte de leads e tráfego.

Este não é o caso do SEO. Os rankings podem se degradar ao longo do tempo com mais concorrentes que entram no campo. SEO como estratégia de marketing é caminho tático mais duradouro e comprovadamente mais qualificado.

Um visitante orgânico tende a converter até 500% melhor que fontes de tráfego pago. Portanto, munido do seu Analytics, anote este dado e apresente-o. A cada R$ 10,00 investido em anúncios, tendo 0,3% como taxa de conversão da loja por exemplo – com SEO estes mesmos R$ 10,00 podem representar de 0,9% a 1,5%. Explique como após um ano deste valor investido se comporta na loja, após dois anos, 3 e assim por diante.

Gestores adoram visualizar custos, investimentos e como cada centavo retornará como lucro para seu bolso. Faça deste um ponto focal de sua estratégia de defesa, usando dados reais para suportar seu argumento.

Torna-se rapidamente óbvio que investir em SEO é uma estratégia inteligente para maximizar o ROI.

4. Desconstrua os mitos SEO

Não é incomum que os profissionais de negócios abordem o assunto do SEO com alguns equívocos. Mantenha esses conceitos errados em mente e esteja pronto para abordá-los. Desconstrua mitos e enfatize a realidade:

  • O SEO não é uma forma de marketing intrínseca. Na verdade, as estratégias de SEO são mais eficazes se você seguir as diretrizes estabelecidas pelos motores de busca;
  • SEO é marketing. É importante que seja apresentado e tratado como tal, independentemente da importância de uma base técnica para a disciplina;
  • As estratégias de SEO não estão sujeitas aos caprichos do Google e aos outros motores de busca. Dependem muito menos deles, muito mais de você e da sua empresa do que muitos gestores possam presumir.

5. Aponte os benefícios complementares ao negócio

Uma das principais razões pelas quais um profissional de negócios pode rejeitar investir em SEO é porque parece ser altamente dependente do comportamento de um mecanismo de pesquisa; eles não têm controle sobre isso.

É natural e sábio que os executivos evitem investir em estratégias de negócios que os tornem dependentes de forças externas. É por isso que é tão importante enfatizar o que os processos de SEO realmente se sustentam.

Pesquisa de palavras-chave também é pesquisa de mercado! A construção de links também está disseminando a consciência da marca e capturando o tráfego de referência.

Produzir conteúdo para motores de busca também é marketing de conteúdo, criação de lista e marketing de relacionamento.
Destaque o valor do conteúdo, da expansão da presença online e deste SEO que é realmente persuasivo nos momentos de tomada de decisão. Ou seja, enfatize seus benefícios fora da própria pesquisa!

6. Explique que o SEO envolve todo o funil

Um executivo de comércio eletrônico que não está especialmente familiarizado com o SEO pode ter a impressão de que não há necessidade de investir na busca orgânica, se eles já estão classificando sua marca.

Isso não é tão incomum, e destaca o quão arraigado o conceito do funil de vendas está na mente do SEO. O SEO permite que você capture a demanda de quando um indivíduo realiza uma busca sem nem sequer estar familiarizado com o nome da sua empresa.

Também pode ser usado para ajudar a transferência de leads através dos estágios do funil.

Deixe claro quais são as oportunidades que existem, para capturar a demanda interessada e que isso não tem nada a ver se os consumidores podem encontrar o site fazendo um simples pesquisa branding (procurando o nome da empresa).

7. Use um plano de argumentos palpáveis

Os executivos não responderão às promessas sobre o valor do SEO, a menos que você os aborde com um plano rigoroso e bem pensado.

Obter este convencimento do gestor não é apenas sobre pregar o valor do SEO, trata-se de explicar quais recursos você precisa e exatamente por quê.

Seu plano deve ter objetivos extremamente específicos, entregáveis, recursos necessários e tarefas. Fale sobre SEO em seu próprio idioma e deixe claro sobre quais os passos a seguir: palpáveis e não tão teóricos.

8. Inclua a equipe de vendas

Um trabalho de SEO estratégico envolve não somente uma agência SEO ou um profissional SEO e sim abrange várias equipes responsáveis que contribuem em delinear os rumos de sucesso da loja.

Uma estratégia que incorpora plenamente as necessidades da equipe de vendas é um plano que é mais provável que seja levado a sério.

Entrar em contato com a equipe de vendas, se comunicar com eles, compreender os cenários e traçar esta intersecção com SEO e como o site pode melhor se portar com eficiência, será um bom investimento do seu tempo.

9. Sinalize atenção aos erros de SEO que prejudicam o desempenho

Assim como adverti-los sobre penalização Google, apontar para erros da vida real e suas consequências é uma maneira sólida de chamar a atenção.

Fique atento à busca orgânica e anote eventuais quedas de desempenho na pesquisa, aglutine esse mal desempenho à um plano de ação corretivo e de recuperação. Isso conduz o SEO à sua forma prática de obter resultados de sucesso, assim que aplicado.

10. Mostre-lhes provas práticas e reais

Braços cruzados ou mãos à obra? Nada é tão receptivo na mente de executivos como resultados reais! Implemente um MVP (Minimum Viable Product/ produto mínimo viável), mais barato e menor da sua visão estratégia para demonstrar o que pode ser feito com recursos limitados.

Mostre-lhes o que você fez em vez de pedir permissão. Certamente você terá atenção para o SEO e quão ele impacto nos resultados do site!

11. Argumente o “X” da questão

O crescimento das lojas virtuais no mercado brasileiro é estarrecedor, seu faturamento cresce em média 20% ao ano.

Em um mercado tão competitivo é preciso estar updated aos cenários externos para penetrar seus produtos e serviços neste concorrido mercado que, majoritariamente se inicia nas buscas. No momento de desejo por algo. Sua presença online nas buscas é força predominante para sobreviver, ser visto, ser lembrado e ter os pedidos concluídos com sucesso no checkout.

Ora, o SEO é a estratégia de marketing que melhor se porta na aquisição de tráfego qualificado para os portais, que melhor se porta na taxa de conversão, que com seu marketing de conteúdo, melhor se porta em potencializar as tomadas de decisão no momento da compra.

O SEO participa de todo funial exatamente por ter que analisar toda jornada do usuário, desde as buscas até o comportamento deste visitante dentro do site – atuando em melhorias constantes de usabilidade, encontrabilidade do portal, persuasão, utilizar-se do conteúdo como potencializador de tomada de decisão dentre outros.

É impossível visualizar um portal de sucesso sem SEO! Quanto mais cedo começar o trabalho, mais cedo a incremento de autoridade e expansão no ranking ocorrerá. Time is money!

Conclusão?

Para provar o valor do SEO, aproveitando ao máximo seu conhecimento SEO, você precisará demonstrar de forma prática como as buscas e obter tráfego orgânico pode ser vital para sobreviver em um mercado tão competitivo.

Desmistificar lendas, apontar dados reais, analisar concorrentes e efetivamente iniciar a obra é o caminho para que seus superiores passem a prestar atenção nos seus argumentos e, no SEO.

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