Algoritmos matemáticos que classificam aspectos a clareza e qualidade do seu conteúdo na internet

 

Sendo uma das empresas mais admiradas e inteligentes do mundo, a Google é pioneiro em formatar com sucesso as inúmeras buscas que realizamos na web todos os dias. Seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, desenvolveram em 1998 um super algoritmo capaz de comandar essas buscas na internet de forma eficiente. Essa sequência numérica matemática infinita, se aprimora a cada dia desde então, tornando as buscas mais eficientes e prezando pela qualidade dos sites listados para você a cada resultado.

banner como funciona busca google

Este algoritmo Google é composto por uma série de critérios que sãos os responsáveis em garantir bons resultados para nossas buscas eliminando sites de má qualidade, com spam, maliciosos, defeituosos em SEO – Search Engine Optimization, ou com conteúdos suspeitos. Eles são os robôs Google prezando pela qualidade e relevância dos sites que acessamos.

Um pouco de história…

Você se imaginaria em uma internet na qual precisasse digitar o domínio de cada um dos sites que visita? Hoje isso é praticamente impossível né? Mas até a década de 90, quando surgiram os primeiros buscadores, – lembram-se do Cadê.com? – esse era exatamente o comportamento que os internautas tinham que ter.

Quando pesquisamos qualquer palavra através dos mecanismos de busca Google, emitimos um comando específico que chega até seus servidores perguntando: quais são os sites de boa qualidade que contém esta palavra e eles então, retornam para você, uma lista com as possíveis respostas para sua procura.

Assim, parece até fácil! Poderíamos nos perguntar por que ninguém fez isso antes, igual ou melhor que o Google e é aí que está o diferencial deste gigante, tal como a famosa virtude da Coca Cola: absoluta!

Veja abaixo algumas curiosidades bacanas:

– Sabia que suas buscas não são feitas em toda a internet quando você se utiliza dos mecanismos de busca do Google? Então, o que acontece é que as pesquisas percorrem apenas os servidores do próprio Google. Sua fonte de pesquisa é exclusivamente esta! O que eles fazem para abastecer estes servidores, aí sim, é percorrer toda a internet com seus robôs e à todo tempo,  procurando por novos sites, atualizações e analisando conteúdos na web, aplicando assim seu algoritmo. Método semelhante à um verdadeiro processo seletivo. Os robôs percorrem a web avaliando a qualidade de cada site, página, URL, confiabilidade, dentre outros fatores. Os candidatos (sites) que passam na verificação Google são indexados, ou seja, compactados e salvos em um enorme banco de dados em seus servidores. Fonte esta da qual nos utilizamos nas buscas habitualmente;

– O Google é o site mais acessado do mundo*!

– A localização dos gigantescos servidores Google é um mistério! Informação mega sigilosa de modo a garantir a segurança desses preciosos bancos de dados. Há quem diga que ficam em super navios, no Continente Ártico, local que garantiria boa refrigeração para as máquinas.

Veja bem, se pensarmos com calma, identifiquemos o poder que o Google detém: simplesmente é dono do maior arsenal de informações do mundo! Ele é que sabe onde você mora, todos seus contatos, amigos, os sites que navega, o que gosta de comer, os locais que frequenta, seu trânsito e trajeto do seu dia a dia, até a porta da sua casa ele mapeou. E as pessoas ainda se preocupam com a privacidade no Facebook!

Bem pessoal, esse foi um pedacinho desse imenso mecanismo. Até o próximo post! Conversaremos mais a respeito de vários pontos citados aqui e também outros correlacionados como SEO e pagerank.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *