Como vender seus produtos na internet
É comum que pequenos empreendedores que desejam começar a vender seus produtos na internet tenham dúvidas sobre qual é o melhor canal. O marketplace é, nesse sentido, o maior facilitador de entrada de empreendedores no mercado digital. Isso porque a maioria das plataformas fica responsável pela entrega e pelo marketing do produto, deixando o empresário concentrado somente nas vendas.
Além disso, a venda através do marketplace é o carro chefe do e-commerce brasileiro, sendo responsáveis por 78% do faturamento do setor. E a tendência é lucrar ainda mais a cada ano. De 2019 para 2020, por exemplo, o setor teve um aumento de 59% na receita.
Mas atenção para os grandes, pois são eles que detém a maior parte do lucro. Segundo pesquisa da Ebit|Neilsen, 67% do faturamento de marketplaces no Brasil estão concentrados nos 50 maiores do País. E eles também recebem 55% de todos os pedidos nacionais em relação à venda de produtos de bens de consumo.
Quer começar a vender seus produtos na internet através dos maiores marketplaces do país? Confira agora os 10 mais famosos.
1 – Mercado Livre
A plataforma que realiza a venda de mais 1 milhão de produtos por dia, trabalha com o modelo de fulfillment, no qual o empresário envia o produto para o centro de distribuição do Mercado Livre e eles ficam responsáveis pelo processamento e envio ao cliente final.
Atualmente a comissão da plataforma é de 11% (anúncios clássicos) e 16% (anúncios premium. Também há a opção de não investir em divulgação e receber o valor total da venda.
2 – Amazon
Gigante do varejo online mundial, a Amazon possui os prazos de entrega mais competitivos do mercado, conquistando os consumidores do mercado e se consolidando entre um dos maiores marketplaces no país.
Para vender seus produtos na internet através da Amazon, você pode escolher entre duas opções de assinatura:
Amazon Individual:
Para empreendedores que planejam vender até 10 itens por mês (taxa de R$2,00 por item + comissão);
Amazon Profissional:
Para quem pretende vender mais de 10 itens por mês (primeiros 3 meses grátis e depois mensalidade de R$19,00 + comissão)
A comissão é referente a cada venda efetuada, considerando o valor total, ou seja, preço do produto + frete + embalagem de presente (se for o caso) e o valor varia entre 8% a 20% dependendo da categoria do produto.
Como funciona o Envio no Marketplace da Amazon:
Você pode optar por enviar os produtos por conta própria ou através do FBA Onsite (plataforma de logística da Amazon).
Caso escolha o FBA, serão cobradas duas tarifas: uma por logística e a outra por tecnologia. As taxas variam de acordo com o peso do produto e a localização do vendedor.
3 – Magazine Luiza
Uma das maiores lojas de eletrodomésticos e eletrônicos do país, o Magazine Luíza recentemente expandiu seu modelo de vendas e hoje está entre os maiores marketplaces do país.
O seu principal diferencial é que há a possibilidade de vender seus produtos na internet e nas lojas físicas, criando assim, uma experiência multicanal para os seus consumidores.
O valor da comissão varia de acordo com a categoria do produto vendido, mas pode chegar até 20% do preço final.
4 – B2W
O B2W é uma ótima opção para vender seus produtos na internet porque ele integra os marketplaces da Americanas, Submarino e Shoptime.
Com 174 milhões de pageviews por mês, a plataforma se destaca por manter a comissão fixa em 16% sobre o preço final do produto.
5 – Netshoes
Plataforma de marketplace do nicho esportivo, a Netshoes, que recentemente foi comprada pela Magazine Luiza, fatura cerca de 1 bilhão por ano e é referência em vendas no seu setor.
A taxa pode chegar até 20% do valor total dependendo da categoria do produto. Os pagamentos ocorrem 2 vezes ao mês, na segunda e na última semana.
6 – Via Varejo
O grupo Via Varejo é responsável pelas lojas Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Com uma média de 25 milhões de acessos únicos e 280 milhões de visitas por mês, seus produtos estarão disponíveis nos três sites citados, aumentando a possibilidade de venda.
Assim como outros marketplaces, a comissão varia de acordo com a categoria do produto. Quanto ao pagamento, ele é realizado três vezes ao mês, de acordo com os ciclos de pedidos.
7 – Elo7
Diferente dos marketplaces citados até agora, a Elo7 é ideal para vender produtos relacionados a artesanatos, moda, bijuterias e decoração.
A plataforma não exige CNPJ, apenas CPF e e-mail para fazer o cadastro.
A comissão é fixa de 12% sobre cada venda e o envio é responsabilidade total do vendedor.
8 – Dafiti
Especializada na venda de roupas, calçados e acessórios, a Dafiti recebe mais de 10 milhões de visitantes todo o mês e se responsabiliza por toda a parte de envio sem custo adicional para o vendedor.
As taxas nesse marketplace são um pouco altas, variando de 25% a 30%.
9 – Enjoei
O Enjoei é sem dúvida o marketplace menos complicado dessa lista. Se você está procurando um modo seguro de vender seus produtos na internet e que não possua processos muito complexos, esse é o lugar.
Com mais de 370 mil vendedores e cerca de 2 milhões de produtos cadastrados, o Enjoei é uma plataforma que começou como um brechó online, mas hoje já possui uma imensa variedade de produtos novos e usados.
Sob a venda são descontados uma comissão que varia de acordo com o preço do produto e uma taxa fixa de anúncio que fica entre R$3,15 e R$10,00.
10 – Leroy Merlin
Com uma média de 10 milhões de visitas mensais, a Leroy Merlin é pioneira no modelo de marketplaces no setor de material de construção.
A comissão cobrada também varia de acordo com o preço do produto e apesar de o envio ser 100% de responsabilidade do vendedor, a Leroy devolve o dinheiro da compra caso o prazo de entrega não seja cumprido.
Gostaram das dicas? Vender qualquer tipo de produto na internet não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Então é isso pessoal! Desejamos boas vendas e contem conosco para maiores sugestões de assuntos, usem os comentários 😉 Até a próxima.
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