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Sabe-se bem que o mercado não é o mesmo desde o surgimento da internet. Processo que se fortaleceu na década de 90 e agora, nos anos dois mil, a democratização do acesso estabelece uma nova relação entre as empresas e seus consumidores.

*Já somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet. Fonte: Ibope.

*40% das residências brasileiras possuem acesso à internet. Fonte: Agência Brasil.

O Marketing Digital é todo o planejamento e gestão estratégica para o bom posicionamento de uma marca no universo online diante deste mercado em constante transformação tecnológica e humana. A cada dia surgem novas possibilidades e ferramentas capazes de fortalecer a presença online das empresas.

É preciso traçar os objetivos, perfil da empresa, do mercado, do  cliente, de acesso e, são inúmeras as possibilidades de campanhas! Trata-se de um trabalho contínuo.

Bem, pense em você como um cliente, e que cada um de nós possui um perfil de consumo diferente. Basicamente assim, atualmente uma marca precisa estar presente e nos atender:

– Quando a buscamos no Google: ter seus links bem posicionados nos mecanismos de busca (Google como exemplo e principal);

– Ter seu site atualizado: Nada pior que se deparar com notícias de 2009! Prejudica também o posicionamento nos mecanismos de busca;

– Atendimento, comunicação e respostas rápidas da empresa através do seu site, Facebook, Twitter e emails, essencialmente. E por aí tantos outros passos…

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Há bem pouco tempo atrás o planejamento da comunicação digital, limitava-se apenas em ter um site no ar. Hoje e a cada dia mais, há várias plataformas que possibilitam bons resultados, agregam valor à marca e a aproximam de seus clientes. Dentre alguns exemplos destes projetos, temos:

– Fan Page no Facebook: aproximando a comunicação com seu público;

– Website atualizado: ele ainda é o primeiro contato!

– Perfil nas demais redes sociais como Twitter, Google +, Pinterest, Linked in, Instagram, Youtube…

– Link patrocinados, anúncios, SEO, SEM; Dentre outros!

Lógico que os pontos acima não são regras gerais e também não compõem um pacote fechado do sucesso online! É preciso avaliar o segmento business de cada empresa, seu público, seu posicionamento atual, seus objetivos e metas, para aí sim, elencar quais plataformas serão utilizadas a obter tais resultados!

No Brasil e no mundo, a população está tendo cada vez mais acesso à internet, ao consumo de smartphones e tablets e o mercado digital tornou-se essencial para o sucesso corporativo. O Marketing Digital é o herói da vez!

*4 a cada 10 aparelhos vendidos no Brasil são smartphones. Fonte: Olhar Digital.

Proporcionar boas experiências, atender bem aos clientes utilizando-se da internet, e surfar neste novo universo é, sem dúvidas, uma das principais preocupações das pequenas, médias e grandes empresas. A vitória é de quem chegar a frente dos seus concorrentes e conseguir se manter no topo www!

Por Aline Soares


Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog Sinuca de Marketing. Nele, desde 2010 compartilha experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.

Sinuca de Marketing é o blog da Agência Canzar com dicas sobre Marketing Digital, User Experience (UX), Search Engine Optimization (SEO) e muito mais. Curta nossa Fan Page, clique aqui!

 

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