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Ainda uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, a newsletter se mantém como forte veículo em representar as empresas em sua estratégia de comunicação direta com o público. Mídia que permite divulgar promoções, notícias, novidades, dicas e assuntos afins capazes de gerar engajamento.

Ao contrário do que muitos pensam este veículo também possui premissas muito específicas que, ao serem respeitadas, garantem bons resultados nos cliques. É preciso acima de tudo gerar interesse através de conteúdos relevantes ao público alvo. A seguir algumas dessas observações essenciais para angariar bons resultados junto aos contatos, e veja que, montar uma newsletter requer estratégia desde a escolha das palavras no assunto do email até a linguagem utilizada na montagem e disparo.

 

Segmentação

No geral, pensa-se que quanto maior o mailing (quantidade de emails) maior será a penetração da mensagem. Na verdade, a eficiência de uma mensagem dá-se exatamente ao segmentar o público alvo para que seja visualizada, assimilada e não seja incomoda na caixa de entrada do usuário. Uma mensagem irrelevante pode comprometer todo o processo desenvolvido. Vários contatos podem ser descadastrados diante de uma mensagem mal direcionada, assunto do email e conteúdo desinteressantes ou mesmo, e mais grave: o excesso de frequência dos disparos lotando a caixa de entrada dos contatos no mailing.

Trate-se principalmente em desenvolver o plano de comunicação avaliada a frequência dos disparos, segmentando a mensagem e seu público alvo, julgando eficiência da mensagem a partir do seu gênero, faixa etária, cidade, interesses, dentro outros! Desenhar estes critérios e conseguir identificar o perfil do seu público e mensagem, com certeza fortalecerá a marca utilizando-se dessa mídia!

Lembre-se que os usuários gostam de receber assuntos relevantes pois ele se cadastrou em seu mailing por vontade própria – na maioria correta dos cadastros. Este veículo é o famoso ‘é zero ou 800′!

Em média, apenas 10% das news são visualizadas. Para elevar a conversão, vejo as redes sociais como ferramenta âncora em melhorar o aproveitamento desta taxa de abertura no sentido de, através dos posts, espaço de maior visibilidade e descontração, despertar interesse a uma mensagem específica, e quando a newsletter chega na sua caixa de entrada, o sentido de reconhecimento do usuário está aguçado chamando-o para o clique ‘esse assunto me é familiar’. Ou seja: já vi isso em algum lugar, e vou descobri do que se trata. Aproveitando-se dos sentidos humanos como a curiosidade, semelhança, lembrança e recordação!

Por fim, vale apontar que os servidores de emails estão cada vez mais inteligentes e preservando a segurança dos usuários filtrando com eficiência mensagens suspeitas. Isto praticamente obriga que a peça seja montada em html pois ao montá-la extensões de imagem como o jpeg por exemplo, aumenta a probabilidade em cair nos filtros de segurança. Outro ponto crucial é a escolha do assunto. Algumas palavras são listadas como criminosas e vão direto para a caixa de spam, tais como: promoção, ganhe, desconto, liquidação, participe e alguns outros verbos no imperativo, pois são muito utilizados como spams ou em mensagens danosas aos usuários.

A newsletter é de certo um veículo forte e eficaz, porém muito ainda há de se avançar ao corresponder ao perfil dinâmico do internauta que preza tempo, objetividade, diversão, dinamismo e interação.

Por Aline Soares


Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, apaixonada por inovação e novos produtos. Autora no blog Sinuca de Marketing. Nele, desde 2010 compartilha experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.

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