A febre das redes sociais está aí! Estabelece-se cada vez mais como ferramenta de integração entre as pessoas, amigos, conhecidos e as empresas. O universo online segue se organizando em comunidades afins, nos moldam tanto no cenário pessoal quanto profissional. Assim, como seu perfil já está aberto em todos os lugares, certos cuidados são essenciais para que sua imagem não seja prejudicada – principalmente diante das empresas.
Saiba que as redes sociais se tornaram seu principal cartão de visitas e nem todos se dão conta da vitrine deste primeiro contato. Por isso, atente-se com os posts que joga na grande rede, eles detém poderes que podem ser tanto benéficos quanto podem prejudicar irremediavelmente sua posição. Seu currículo não age mais solitariamente para uma avaliação. Veja algumas dicas para incrementar sua primeira impressão online – e manter um bom networking:
Participativo:
Egocentrismo e utilizar-se das redes de maneira umbilical pode depreciar sua imagem. Seja participativo, reestabeleça contatos com pessoas que se perderam do seu círculo e aproveite para falar de trabalho.
Postura:
Cuidado com fotos inadequadas, pois podem gerar comentários impertinentes à público. Não gere este tipo de conteúdo o tempo todo. Aquelas fotos bebendo, pagando mico e em trajes de banho são as grandes vilãs. Seus contatos profissionais podem ser prejudicados! Ninguém indica um candidato em que não confia e que não possui um perfil apresentável.
Desconhecidos:
Mais especificamente na rede social Linked in, adicionar pessoas desconhecidas é uma ação estratégica sim, porém requer que você exponha seus interesses através de uma mensagem de apresentação e lógico, seu perfil precisa estar atualizado com cargos, interesses, formação e demais informações de contato para que seja fonte real dos seus interesses e não gere nenhum desgaste ao obter retorno.
Perfil sem foto:
Criar um perfil sem foto é estatisticamente 7 vezes menos provável que seja visualizado. É uma contra publicidade pois pensemos que, o objetivo de um perfil numa rede é exatamente ser visto e estabelecer uma imagem profissional e pessoal na grande rede. A ausência da sua foto diminui o interesse em obter retorno das tentativas de contato.
Futilidade:
É o grande mal da rede. Não é nada positivo comentários falando do que comeu, deixou de comer, vontades, o que comprou ou deixou de comprar. Este é um indício de desocupação e não agrega nenhum valor aos seus demais contatos. E quem não tem aquele amigo, colega ou familiar que adora deixar comentários fanfarrões de momentos íntimos, familiares e esbanjam privacidade. Apague-os sem remorso.
Criative-se e sejam bem visto! Essas foram algumas simples observações para que seus perfis nas redes sociais sejam ferramentas promissoras de obtenção de sucesso. Essa tal simples e fundamental boa imagem que as empresas e seus contatos profissionais sempre vasculham.
Por Aline Soares
Aline Soares é especialista SEO, Diretora Executiva e fundadora da Agência Canzar. Publicitária, fotógrafa amadora, curiosa e blogueira do Sinuca de Marketing. Nele, desde 2010 compartilha experiências e aprendizados em Digital Marketing, vividos em estratégias digitais de grandes empresas.
Blog.Canzar é blog sobre SEO com dicas sobre Otimização de site, Marketing Digital, User Experience (UX), Search Engine Optimization (SEO) e muito mais.
No responses yet