Olá pessoal! Inquieta que estou com tudo isso, preparei algumas reflexões sobre o assunto mais comentado das últimas semanas. Sim, a inteligência artificial (IA) Google vai reduzir a audiência do seu site e isso já está sendo percebido na cabine de dados.
O que fazer? Ter foco para executar o que está ao alcance da expertise de cada time, enquanto os cenários externos sempre estarão evoluindo: mantenha-se antenado e concentrado ao que mais interessa ao negócio do cliente.
Sabemos como é importante se movimentar diante da constante evolução das buscas e comportamento das pessoas na internet – muitos deles compulsoriamente adotados sob o excesso de uso das redes sociais e nossa dependência das big techs.
Há 14 anos no mercado SEO, minha visão é que nesse momento, o mais importante é calibrar a estratégia SEO (e de marketing) concentrando-se nos indicadores qualitativos que geram valor e autoridade para o seu cliente (que claro, vai muito além da audiência do website).
Não há motivos para tanto frisson pois essas mudanças ocorrem a todo tempo. Mas vamos lá: como, quando e quanto a inteligência artificial irá derrubar a audiência do seu site?
Vantagens da Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite a criação de sistemas que simulam a capacidade humana de aprendizagem, raciocínio e tomada de decisões. No contexto dos motores de busca, ela é utilizada para entender e prever as necessidades dos usuários, oferecendo resultados mais precisos e rápidos.
Você sabia que estudos iniciais mostram que para compor as respostas, a IA do Google utiliza como fonte não somente os sites dos primeiros resultados de busca (entre a 1ª e 6ª posição) mas também os sites com ranking além da 15ª, 60ª posição? Parece injusto né? Mas o que isso significa, na prática? Vou deixar esse assunto para um próximo artigo aqui.
Comentário Aline: O SEO é por tantas vezes um jogo injusto no saldo do esforço de trabalho acumulado. Mas isso sempre fez parte do jogo! Os mais jovens de repente possam ficar mais afoitos diante de cenários assim. Concentre-se no SEO White Hat on-off-page (rs) que você e seu cliente se manterão fortes e saudáveis ao passar por eventuais tempestades.
Como funciona a inteligência artificial nos resultados de busca Google
Com a integração da IA, o Google pode processar consultas de maneira mais sofisticada, gerando respostas diretas na própria SERP e, muitas vezes, solucionando a intenção de busca sem que o usuário precise acessar um site (zero clique). Essa abordagem é eficiente para o usuário, mas desafia os sites que dependem de cliques para gerar tráfego e visibilidade. Logo, tal como um efeito dominó, também vem desafiando a audiência orgânica das empresas que ocupam a elite dos resultados de busca.
Como foram as atualizações do algoritmo Google ao longo dos últimos anos
O algoritmo Google passa por constantes atualizações que visam aprimorar a qualidade dos resultados e a experiência do usuário. Ao longo dos anos, ocorreram mudanças significativas como a inclusão de fatores como o nível da qualidade de conteúdo, relevância e experiência do usuário, refletindo em ajustes (on e off page) para adaptação das estratégias SEO.
Em 2024, surge o item mais bombástico até então: o lançamento da IA nos resultados de busca representando mais uma fase crítica, que impacta profundamente a forma como as empresas e sites se posicionam nas SERPs.
Zero clique escancarado: Dado ao fato que a IA tende a oferecer respostas rápidas diretamente na página de resultados, logo, aumentando a quantidade de interações na página de resultado sem necessidade de cliques, isso por óbvio passa a afetar a quantidade de visitantes que efetivamente clicam em algum site. A luta é diária my friend!
Os impactos SEO
Já que o objetivo do SEO é aumentar a visibilidade do site, atrair maior volume de tráfego orgânico (não pago) e garantir que ele seja facilmente encontrado por usuários que buscam por temas relacionados ao conteúdo, produtos ou serviços oferecidos – a inclusão da IA nos resultados de busca cria uma fissura nessa atmosfera vivida por décadas.
Comentário Aline: Outros fatores já induziram a perda de cliques nos resultados de busca ao longo dos últimos anos, lembrando principalmente quando o Google estreiou o recurso semântico “As pessoas também perguntam…”, e que foi um alvoroço parecido!
Manobrando os 3 principais indicadores de uma estratégia SEO
Os três principais KPIs da maioria dos sites rodando sob uma estratégia SEO são:
- Posição das Palavras-Chave: Refere-se ao posicionamento de palavras-chave específicas que foram definidas como essenciais para a estratégia. Quanto mais bem posicionado, melhor será a visibilidade orgânica do site.
- Tráfego Orgânico: Mede o número de visitas provenientes de buscas não pagas, ajudando a avaliar o impacto da estratégia SEO em atrair visitantes.
- Taxa de Cliques (CTR): A CTR indica a taxa de cliques que uma página recebe em relação ao número de impressões nas SERPs (páginas de resultados do Google). Um bom CTR sinaliza que o conteúdo é atrativo e relevante para o público-alvo.
Esses indicadores tendem a se ajustar em novos patamares numéricos diferentes do padrão histórico ou média que determinado website desempenhou até então, a contar do lançamento da IA nos resultados de busca Google.
Como uma agência SEO há 10 anos no mercado, nossa atenção está concentrada em mensurar e ter domínio preditivo nos impactos destas métricas em cada setor, site, seu CMS e outras grandezas que entram na equação – tal como a autoridade de domínio, maturidade da indexação do site e afins.
Comentário Aline: “Gente, só ficará para trás quem tiver trabalhando com uma equipe dura, cética ou com profissionais não flexíveis. Nós, como uma agência orgânica, estamos em constante movimento para antecipar as mudanças do ambiente digital e enxergamos com bons olhos essas mudanças. Toda mudança cria um vigor de desbravar novos horizontes…” (meu sagitário adora), rs.
O que é comportamento “zero clique”? Já ouviu falar?
O comportamento “zero clique” (nas buscas) é o termo dado quando o usuário encontra a resposta de sua pesquisa diretamente na SERP, sem clicar em nenhum link para obter mais informações. Com a IA, esse comportamento se tornou mais comum, claro, pois as respostas são exibidas no topo da página, de maneira intuitiva para a maioria das pessoas, completa e digamos que exibido de um jeito mais “sedutor” na própria página de resultados. O usuário fica por ali mesmo, se resolve e segue a vida!
Você sabia que quase 60% das buscas Google terminaram sem um clique em 2024?
Fonte / SearchLand searchengineland.com
As principais tendências “zero clique” das plataformas como TikTok, Instagram e Google
Pessoal, há muito tempo as plataformas como TikTok e Instagram também vêm investindo no comportamento “zero clique” para manter nós usuários, engajados sem precisar sair da plataforma. O esforço é maximizar o tempo de retenção, oferecendo conteúdo direto e simplificado que responda à dúvida do usuário dentro do próprio ecossistema da plataforma – em detrimento de não ter links externos que possam te levar “pra fora”.
Show me the money! As plataformas aumentam seu faturamento a medida deste lastro de eficiência no tempo de retenção usando recursos como (a) não abrir links (externos) em ambiente externo, (b) suprimir postagens que contenham links externos (algoritmo reduz visibilidade) e (c) nos manter engajados dentro dos sites e apps.
O que fazer para driblar as estruturas “zero clique” das plataformas
É um fato que diante da constante atualização das plataformas para promover o “zero clique”, as empresas precisem buscar alternativas para gerar engajamento e atrair o público. Estratégias como conteúdo mais aprofundado, formatos interativos e experiência diferenciada passam a ser vitais na tentativa de conter a tendência de redução de cliques, ao gerar valor além da resposta inicial da IA.
Conclusão
É um fato que a IA do Google vai reduzir a audiência do seu site
À primeira vista, o jogo parece injusto, não é mesmo? Porém, estratégias inteligentes de SEO e de marketing são compostas por ações de longevidade, valor e construção de autoridade. Busque incentivar o pensamento analítico nas decisões de negócio e explorar a inteligência preditiva de dados como um pilar das ações.
É inevitável que a IA do Google consolidará impacto direto na audiência dos sites. De certa forma imbatível por oferecer respostas imediatas, fazendo com que o usuário já encontre a resposta que precisa na própria página de resultados. O mais importante é agir: prezar por fortalecer indicadores qualitativos e insights que possam complementar esse constatado comportamento (zero clique) que vem crescendo e promete se intensificar com o avanço da IA.
Boas inspirações e até a próxima SEO-lers!
Esse artigo é ideal para: profissionais SEO. Mas também para jornalistas, produtores de conteúdo, estudantes e profissionais de marketing.
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