A otimização para motores de busca pode ser uma de suas ferramentas mais valiosas em uma crise econômica. Então, aqui está o que você precisa saber e que iremos refletir juntos.
Bem, não é preciso ser um economista profissional para prever que os mercados globais estão caminhando para uma desaceleração.
No Brasil, a alta da inflação vem impactando o consumo e as pessoas sentem no bolso, os desafios diante da crise, altos preços da gasolina e o aumento dos custos dos alimentos.
E à medida que as despesas aumentam, muitas empresas estão se preparando para apertar o cinto, cortar gastos desnecessários e enfrentar a tempestade até que os mercados “se comporte melhor”.
As empresas tendem a buscar soluções para cortar excedentes e, pode ser muito tentador cortar o orçamento de publicidade e marketing.
Este é um grande erro.
Ao eliminar ou mesmo reduzir os esforços de marketing, as empresas estão prejudicando o crescimento e a manutenção de sua base de clientes. Novos clientes serão mais difíceis de alcançar, enquanto os clientes existentes não terão conhecimento de novos produtos, serviços e negócios.
Lembramdpse-se, marketing é um investimento – não uma despesa. E em uma era dominada pela internet, isso é especialmente verdadeiro para a otimização de mecanismos de busca.
Então, se você está pensando em cortar seu orçamento de SEO, NÃO FAÇA ISSO.
O SEO pode continuar a mover a agulha para o seu negócio, mesmo quando outras iniciativas de crescimento estão ficando aquém.
Nesta peça, veremos por que isso acontece e mostraremos por que o SEO deve ser uma parte importante do seu plano de marketing, independentemente das condições econômicas.
Por que o SEO se sai bem em crises econômicas?
Quando os tempos estão difíceis, você precisa encontrar um valor melhor para o seu dólar. Seu dinheiro precisa esticar ainda mais e trabalhar mais.
No marketing, poucos canais trabalham mais do que a busca pela maioria dos produtos e serviços.
Como nós sabemos disso? Porque as economias são cíclicas e este não é o nosso primeiro rodeio de recessão.
Na era do SEO (ou seja, desde aproximadamente 1991), tivemos três recessões significativas. Durante esses tempos, descobriu-se que o SEO ainda funciona. Isso pode ser atribuído a alguns motivos, a saber:
É flexível: mesmo se você for um peixe pequeno competindo com um concorrente que domina o setor, o SEO oferece flexibilidade para atrair novos clientes. As palavras-chave de cauda longa ajudam você a segmentar pesquisas altamente específicas. A pesquisa local ajuda as pessoas em sua área a encontrar você, e um site atualizado regularmente permite que os visitantes saibam que você está prosperando (ou pelo menos mantendo), apesar do ambiente econômico maior.
É integrado: o SEO se encaixa no seu Facebook, Snapchat ou qualquer outro para ajudar sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa. Isso cria um funil de marketing de entrada apenas adotando uma abordagem ideal para as coisas que você provavelmente já está fazendo.
É econômico: além dos custos de computador/internet/eletricidade – todos os quais você já está pagando – o SEO é principalmente um investimento de tempo. Mesmo que você esteja terceirizando a otimização do seu mecanismo de pesquisa, estará pagando pelo tempo do seu especialista e não por custos tangíveis como outdoors, anúncios digitais pagos e comerciais de televisão (todos os quais também exigem um investimento em mão de obra).
Para colher os benefícios do SEO, você não precisa comprar nada; você só precisa fazer sua lição de casa, criar um ótimo conteúdo e otimizar seu site para rastreadores da web.
Agora que estabelecemos que o SEO pode funcionar em tempos de incerteza econômica, vamos ver o que você precisa fazer para que funcione para você.
Como se preparar para SEO em uma economia ruim
Seja você um freelancer, uma agência ou um SEO interno, há coisas que você precisa fazer para preparar seus tomadores de decisão para uma crise econômica.
Se você pular isso, há uma boa chance de ser cortado com o restante do orçamento de marketing.
Quando a economia piora, a chave para manter os tomadores de decisão a bordo com os esforços de marketing de busca se resume ao rastreamento e comunicação eficazes sobre o valor que ele fornece.
A primeira etapa é garantir que você e seu cliente estejam atualizados sobre o desempenho da campanha.
Se você ainda não conhece o valor da vida útil do cliente e os custos de aquisição do cliente, agora é a hora de entendê-los. Isso fornecerá uma métrica a ser lembrada ao calcular o valor do seu trabalho de SEO.
Você precisa adotar a modelagem de atribuição se ainda estiver analisando as métricas de último clique para pesquisa.
Seu objetivo é tornar seu trabalho insubstituível. Isso significa comunicar seu valor com antecedência e frequência.
Você também precisa informar aos tomadores de decisão que, mesmo que alguém se ofereça para fazer o trabalho mais barato (e eles farão), seus resultados serão mais do que compensados por quaisquer custos adicionais de contratação de você.
Mas para fazer isso, você precisa estar na mesma página com o tomador de decisão.
Para estar na mesma página, você deve concordar com os resultados.
As metas são a chave para reduzir a rotatividade durante os períodos de inatividade
Depois de concordar com os resultados, você pode começar a definir metas inteligentes para quais serão os resultados.
Defina a meta e faça com que o tomador de decisão concorde com ela. Isso ajuda você a se preparar para o sucesso a longo prazo.
E obtenha-o por escrito (em papel ou digitalmente), se possível, com a assinatura de ambas as partes.
Isso estabelece em termos inequívocos que o relacionamento continuará se os objetivos forem alcançados.
É definitivamente um risco se você não atingir as metas, então não estabeleça uma meta que você acha que não pode atingir.
Se o tomador de decisão deseja definir uma meta irreal, você precisa recuar.
Sugira transformar a meta irreal em uma “meta estendida” e definir uma meta real mais realista.
Não seja pressionado a concordar com algo que você não pode entregar.
E certifique-se de que seus planos sejam adaptados à sua situação específica, seja como freelancer, agência de SEO ou profissional de marketing B2B.
Como Freelancer: diversifique e concentre-se nas competências essenciais
Para as pessoas que ganham a vida vendendo seus serviços e conhecimentos para empresas, as recessões podem ser assustadoras.
E não se trata apenas da incapacidade de encontrar novos clientes – podem ser clientes existentes que decidem reduzir seus custos fazendo SEO internamente ou até mesmo clientes antigos que de repente não têm dinheiro para pagá-lo.
Não há uma maneira garantida de manter seus clientes e, infelizmente, o atrito faz parte do jogo. Dito isso, há algumas coisas que você pode fazer para se preparar para o sucesso contínuo.
A primeira coisa que você deve fazer é diversificar sua base de clientes. Certas indústrias serão mais atingidas por recessões do que outras.
Embora isso possa ser ótimo se seus clientes não forem afetados, pode ser totalmente desastroso se eles estiverem lutando em um setor. E pode ser difícil prever quais campos terão dificuldades e quais prosperarão.
Você também deve encontrar maneiras mensuráveis de provar seu valor e expandir suas competências essenciais. Isso significa definir claramente seus objetivos (veja a seção acima). Isso também significa alterar as consultas que você está direcionando para refletir mudanças econômicas no comportamento do cliente.
Para mais informações, temos um excelente artigo da recessão do COVID-19, no qual os especialistas em SEO nos deram suas dicas para manter os clientes de SEO quando as coisas estão difíceis.
Como agência: gerencie relacionamentos com clientes existentes
Se você trabalhou em uma agência digital durante uma recessão, já sabe que os orçamentos de marketing geralmente são uma das primeiras coisas a serem cortadas. E isso torna absolutamente vital uma boa gestão de clientes.
A comunicação e o toque pessoal podem ajudar muito a demonstrar seu compromisso com seus clientes. Claro, obter resultados mensuráveis também não faz mal.
Você deve usar a recessão como uma chance de encontrar novas áreas de oportunidade. O que mudou no comportamento do cliente-alvo do cliente por causa da tensão financeira? Como você pode ajudar o cliente a se posicionar como a solução perfeita?
Concentre-se em melhorar seus relacionamentos, ofereça conselhos oportunos e, em caso de dúvida, comunique-se demais. Essas são maneiras infalíveis de manter as boas graças de seus clientes.
Você também precisa entender onde sua agência está em risco. Se você tem medo de perder clientes, identifique ações específicas que você pode tomar para mitigar esse risco.
Revise suas assinaturas de software e outras ferramentas para ver se você pode cortar uma ou mais, se necessário.
Como todos estão preocupados com seus negócios, também pode ser um bom momento para renegociar com os fornecedores.
E não se esqueça do seu time. Seus funcionários ficarão tão estressados quanto todos os outros. Tenha um plano tangível para mantê-los motivados e produtivos.
Para obter mais ideias sobre como sustentar sua agência de SEO durante uma recessão, leia este artigo.
Como B2B: priorize a estratégia e a plataforma de marketing certas
Em uma economia instável, o marketing business-to-business (B2B) precisa trabalhar mais e fazer mais. E a otimização do mecanismo de pesquisa é uma área fundamental na qual você pode superar a concorrência sem esticar o orçamento.
Embora você possa ficar tentado a mudar todos os seus recursos para áreas que oferecem resultados de curto prazo, como promoções de vendas ou marketing de desempenho, abandonar sua estratégia de SEO é um grande erro.
Por um lado, você está abandonando todo o trabalho duro que já fez para classificar seu site no Google, o que permite que seus concorrentes entrem e roubem os cliques logo abaixo de você.
Sem falar que você corre o risco de ser esquecido assim que a recessão terminar.
Em vez de entrar em pânico, reavalie sua estratégia de SEO.
Como você estava se saindo antes da recessão? Em quais palavras-chave você foi forte e em quais você foi fraco? Há alguma consulta relacionada que você pode começar a segmentar que atrairá visitantes que outras pessoas em seu campo podem estar ignorando?
Dê a clientes em potencial ou clientes confiança em suas ofertas, destacando comentários, depoimentos e estudos de caso em seu site. Eles tendem a usar o vernáculo do seu setor, o que também ajuda na sua classificação.
Você também deve repensar quais plataformas você está usando. Obviamente, sua estratégia de SEO será focada principalmente no Google, aderindo às práticas recomendadas mais recentes para aumentar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Ainda assim, também é importante não negligenciar sua presença na mídia social.
Essa é uma maneira frequentemente esquecida de classificar nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas, geralmente sem muito trabalho extra. Essa é uma das poucas exceções em que não há problema em usar conteúdo duplicado para fins de SEO.
Por exemplo, você pode compartilhar sua postagem de blog recente no LinkedIn, Facebook e Twitter e gerar tráfego, tudo com apenas um único conteúdo.
Certifique-se de dar uma olhada em suas campanhas integradas e como elas estão se saindo.
Você está na mesma plataforma que seu público usa? E você está posicionado corretamente em cada um?
Por exemplo, se você está vendendo sucata para empresas industriais, postar um vídeo de seus funcionários fazendo uma dança viral no TikTok provavelmente não está fazendo bem a você.
Para obter mais informações sobre como desenvolver um plano de marketing digital B2B sustentável, leia este artigo.
O resultado final é o resultado final
O negócio tem tudo a ver com receita – e, com sorte, lucro. Mas em tempos difíceis, você não pode adotar as mesmas táticas que usava nos dias de salada.
Você precisa tomar decisões mais inteligentes, permitindo que você opere com mais eficiência sem sacrificar a qualidade. E isso é especialmente verdadeiro para sua estratégia de SEO.
Apenas lembre-se, há uma luz no fim do túnel. Nenhuma recessão durará para sempre, nem qualquer período de expansão.
É por isso que é importante encontrar consistentemente novas maneiras de agregar valor com a otimização de mecanismo de pesquisa. Defina suas metas, identifique seus pontos fortes e fracos e não desanime.
Se você puder fazer essas coisas, estará pronto para sair da recessão iminente ainda mais forte do que entrou.
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