Uma das dúvidas mais frenquentes… Investir em SEO ou Adwords?
Investir em um bom posicionamento nas pesquisas Google é tão importante que se tornou uma das principais estratégias do marketing digital. Nesse sentido, o SEO e o Google Adwords são as duas principais ferramentas para que isso ocorra.
Cada qual com sua particularidade, as duas ações têm o objetivos similares: gerar resultados para a sua empresa em termos de tráfego e conversões. Mesmo tendo semelhanças, elas possuem algumas diferenças cruciais; por isso, é muito importante que você conheça bem as ferramentas afim de escolher a que mais se adéqua ao seu negócio.
Se você não faz ideia se escolhe o SEO ou Adwords, nós estamos aqui para ajudar! Separamos as principais particularidades das ferramentas para você. Vem ver!
O que é Google Adwords?
O Google Adwords é uma ferramenta de publicidade; ou seja, para usá-la é necessário pagar. Esse pagamento é realizado cada vez que o seu anúncio aparece em uma das plataformas de publicidade disponíveis.
Pode ser no próprio buscador (aqueles anúncios patrocinados que ficam em primeiro lugar nas pesquisas, sabe?), na rede de displays (sites parceiros) ou no Youtube.
Para que o seu anúncio seja exibido, é necessário criar palavras-chaves relevantes para o seu negócio. Além disso, o tanto que você paga e o índice de qualidade dos seus anúncios interfere diretamente na quantidade de vezes que ele é mostrado aos internautas.
É um sistema um pouco complexo para os mais leigos. No entanto, um profissional da área é capacitado para geri-lo de forma correta.
O que é SEO?
O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de fazer com o que o seu site fique bem posicionado perante aos buscadores. Ter um bom SEO é um tesouro riquíssimo em aumentar gradativamente sua presença online e autoridade frente ao Google e demais motores de busca.
O objetivo é fazer com que seu site seja mais atraente para os mecanismos de busca e, consequentemente, mais relevante aos usuários — fator que leva a um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de pesquisa: ou seja, aqueles que não são pagos.
As palavras-chave também têm um peso significativo no SEO. Além delas, é preciso investir em outras ações, como em sites com boa navegabilidade, design responsivo, blog posts, mídias sociais, entre outros. Todos estes canais digitais da sua empresa com integrados entre si e também faz parte do fortalecimento SEO incentivar link building que resumidamente é o formato de inserir seu site em uma rede web – tendo links/sites externos que direcionam para seu portal e dentro do website, utilizar-se de estratégias de “hiperlinks” direcionando para assuntos afins. Ou seja, o Google incentiva este tipo de “rede” pois assuntos afins interligados entre si propiciam ao usuário melhor usufruto de cada conteúdo e/ou tema.
E agora, SEO ou Adwords?
Ao escolher entre SEO ou Adwords é preciso ter em mente o objetivo da sua ação de marketing. Por exemplo, se você quer investir na expansão da sua presença online, que é duradoura e extrememente importante para sobreviver no mercado digital que é tão competitivo, seu caminho para se tornar mais forte será o SEO — já que os links patrocinados são anúncios pontuais e que você paga por eles, cada clique. Caso não tenha mais como pagar os anúncios, o tráfego do site seu cairá em queda livre. Sabemos que este cenário não é nem um pouco tático não é mesmo?
SEO é ideal para:
Construir presença online, conquistar a primeira página Google, aumentar volume de visitas orgânicas (das buscas e que são mais qualificadas). Recomendado para empresas que desejam maturidade na internet, desejam ser competitivas e, isto só se dá através de um SEO forte.
Adwords é ideal para:
Anúncios para campanhas específicas, pontuais, promoções, sazonalidades e anunciar produtos e serviços que possuem maior concorrência com SEO, sendo difícil atingir as primeiras posições Google com estes. Os anúncios podem compor a estratégia SEO de aquisição de tráfego.
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Por Aline Soares
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