a importancia do SEO nas empresas

Confira aqui 12 práticas dicas SEO para iniciantes que irão ajudar no seu ranking.

O que é SEO?

SEO é o conjunto de técnicas complexas para organizar todas as informações e conteúdos de um website ou portal para que sejam claramente compreendidas pelos algoritmos Google que, são responsáveis por elencar os resultados das buscas com base nestas aferições de qualidade e organização de dado website.

Qual a importância do SEO para seu negócio?

Ser encontrado nas buscas Google é fundamental para posicionar e divulgar seus produtos e serviços. O SEO, tráfego orgânico, é capaz de construir forte presença online para os portais tornando-os extremamente competitivos nas buscas mesmo em cenários complexos de alta concorrência.

E, em cenários menor de mercado – negócios locais por exemplo, o SEO torna-se vital para fazer dele sua vitrine, seu cartão de visitas na internet.

Se você possui uma pizzaria no bairro de Copacabana por exemplo, é na primeira página Google que você deve estar!

Como funcionam as buscas Google?

Os resultados de busca Google são uma resposta matemática de um complexo algoritmo Google composto por centenas de fatores.

A principal missão deste algoritmo é definir os melhores resultados de tooooooda a web frente a busca que está sendo acionada. Estes resultados, extremamente eficientes, variam de acordo com o local e dispositivo no qual está sendo realizada dada busca (se a partir de um smartphone ou notebook… se essa pessoa está no Rio de Janeiro ou no Amazonas) dentre outros diversos fatores em que, este resultado de busca seja mais eficaz possível, para esta pessoa.

Dicas SEO para iniciantes, vamos lá!

1. Tenha claro quais são os objetivos do seu site

É comum perder o objetivo principal do website enquanto estamos imersos em seu desenvolvimento ou navegando por sites concorrentes.

Aqui, a premissa fundamental é parar e refletir quais são os principais objetivos do seu site. Tendo as respostas, questione-se se estes objetivos estão dispostos no site de forma simplificada, destacada, funcional e simpática para despertar interesse.

Exemplo de objetivos: ligar para a empresa (telefone deve estar fácil acesso durante toda navegação), solicitar um contato (o formulário de contato deve conter os dados essenciais para este primeiro contato. Nada de formulários complexos e extensos demais, sem necessidade!). Dentre outros!

2. Design é importante

Um site funcional, bonito e de boa usabilidade é capaz de obter muito mais conversões do que sites feios ou de navegação complexa.

Isto é um fato! Mas, o que isso tem a ver com SEO? Simples! Seu ranking também depende de índices de qualidade como alguns que pode ver no seu Google Analytics, tais como a taxa de rejeição, taxa de saída, tempo de permanência na página – dentre outros. Estas métricas traduzem ao algoritmo Google se a página está sendo eficaz ou não frente ao que se propõe.

Se no seu site há uma página “frutas para o verão”, digitamos este termo nas buscas… e quando chegamos ao seu site, os conteúdos dispostos tratam apenas sobre “frutas” (em geral) e não “frutas para o verão” –  Se isto acontecer, é muito provável que sua taxa de rejeição será elevadíssima tão quanto a taxa de saída, juntamente ao tempo de permanência que será pequeno.

Se o usuário chegou ao seu site por esta busca, entrou no site e imediatamente saiu, nosso querido excelentíssimo Google consegue compreender que não foi tão bom assim apresentar sua página como opção nos resultados de busca.

Deste ponto em diante, a página não sendo otimizada (SEO) corretamente, o ranking passará a favorecer outros sites concorrentes nos resultados de melhor conteúdo, SEO e desempenho.

3. Fique de olho no tempo de carregamento do site

Seu tempo e qualidade HTML de carregamento são essenciais para os índices de qualidade Google. Para verificar seu tempo de carregamento, analise sua URL desejada na ferramenta GTmetrix. Aqui, quão inferior cada página tiver frente aos concorrentes, melhores eles estarão rankeados de modo geral.

Quando diante de sites muito pesados – 4 mega bytes por exemplo para um site corporativo “simples”, reduzir o tempo de carregamento por si só (e por experiência) é capaz de trazer significativos benefícios de ranking a curto prazo.

4. Produza textos originais e fortes em SEO

Nunca copie textos ou duplique trechos ou textos completos desenfreadamente em diversas páginas do seu site, sem o devido tratamento SEO (canonical tag, item que trataremos em outro post). Utilize-se de uma boa redação, utilizando palavras chave coesas com os objetivos de cada página e do seu segmento de negócio como um todo.

Ter conteúdo duplicado é item sujeito a penalizações Google. E, uma dica: caso possua conteúdos copiados na íntegra ou vários textos repetidos em seu website, corra para editá-los! Preze por textos inéditos e bem persuasivos.

5. Defina bem suas palavras chave de negócio

A definição das suas principais palavras chave geralmente são as palavras chave de busca do seu segmento, principal serviço que oferece ou produto.

Você pode utilizar-se do próprio Google para levantar algumas principais: vá ao Google.com e digite o serviço que sua empresa oferece, não aperte o ENTER e espere que ele abra as sugestões logo abaixo da sua digitação. Veja conforme abaixo, que, caso eu tivesse uma pizzaria no bairro Tijuca no Rio de Janeiro, deveria montar um plano de conteúdo a contemplar as seguintes keywords:

6. Utilize suas palavras chave no título

O título é a cabeça da página, portanto, é o ponto mais relevantes onde sua keyword deve estar aplicada. Este título <H1> da página é o item que o robô Google se utiliza para compreender do que a página trata e utiliza-se principalmente do título e do texto do topo para compreendê-la, indexando-a corretamente.

7. Utiliza suas palavras chave no subtítulo

Subtítulos são o <H2> das páginas… Seja esperto! Além de utilizar a palavra chave no título, utilize-se do subtítulo para trazer palavras semânticas e/ou que fortaleçam a palavra chave principal da página.

Exemplo:

Título: Jaquetas de Moletom para este inverno

Subtítulo: Blusão de moletom para a estação mais fria do ano. Confira!

8. Utilize suas palavras chave na URL

Se você possui um site WordPress, Magento ou CMS similar, este processo é quase automático. Ao cadastrar o título da página, a plataforma reconhece automaticamente este “nome” para a URL. Já, caso seu website seja em HTML, consulte seu programador para que o faça! Enquanto isso, você pode checar se as urls das páginas são correspondentes aos seus respectivos títulos.

9. Invista na semântica do texto

Uma vez que definidas as palavras chave centrais, para cada página, sua temática e seu objetivo, agora é hora de escrever os textos explorando termos semânticos. Sinônimos são formas de potencializar o poder SEO da página, benéfico não só para a compreensão e ranking Google mas também propiciará uma leitura muito mais confortável a seu visitante.

10. Aplique o texto alternativo nas imagens ou imagem ALT

Nossos olhos podem ver as imagens que compõem cada página, já para os robôs Google a forma com que eles teem de compreender do que cada imagem se trata através do atributo o ALT da imagem, quando ele está devidamente preenchido.

11. Nunca altere uma URL (sem o devido tratamento)

Um dos principais erros SEO é ficar alterando URLs do site sem o devido tratamento SEO (redirecionamento 301 de cada url alterada).

O famoso ERRO 404;

As urls são importantes para estratégia SEO e, sempre que necessário alterá-las por motivos específicos, e por profissionais, cada alteração deve vir acompanhada de um redirecionamento 301 que é o ato de apontar a “url antiga” para a “nova url”. Neste formato, anula-se o cancerígeno erro 404.

12. Contrate especialistas SEO para voôs maiores

Quando suas ambições de ranking e conversões se tornarem maiores, você poderá orçar um projeto SEO completo que impactará incrivelmente nas suas vendas e/ou volume de visitas. Um projeto SEO é composto por diagnosticar o site, analisar seus principais concorrentes, elaborar planejamento de palavras chave a tornar o site competitivo frente a estes concorrentes, gerenciar as otimizações do site como um todo e identificar suas principais deficiências. Identificar suas principais oportunidades do caminho a crescer! Uma agência de SEO e Marketing Digital será capaz de auxiliá-lo a atingir estes resultados mais estratégicos ponto a ponto e de atração de tráfego qualificado!

Você encontrou o quê procurava? Dúvidas? Sugestões? Escreve pra gente 😉

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