Você já sabe que para ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas do seu negócio é preciso investir em Otimização para Sistemas de Busca, mais conhecido como SEO. Através de uma série de estratégias é possível alcançar a primeira página dos buscadores e garantir mais visitas para seu site e clientes para a empresa.
Nesse sentido, o título dos produtos para e-commerce tem um papel importantíssimo no SEO — além de influenciar positivamente ou negativamente o interesse das pessoas pela mercadoria. Por esses fatores, a escolha dos títulos requer muita atenção e cuidado.
Para te ajudar, separamos 4 dicas para nomear os seus produtos com o objetivo de aumentar a sua visibilidade. Vamos seguir?
1. Tenha cuidado com a escolha da palavra-chave
Sabemos que escolher bem a palavra-chave é primordial para o sucesso de qualquer estratégia de SEO. Mas, ao colocá-la no título dos produtos, é preciso ter alguns cuidados especiais.
Sempre que possível, coloque palavras-chaves no início da frase; essa tática faz com que os buscadores, como o Google, deem mais relevância ao seu conteúdo. Além disso, evite palavras muito grandes.
Por exemplo, imagine que você tem uma loja de calçados. Nesse caso, um exemplo de palavra-chave para esse segmento é tênis nike. Um título simples e fácil seria: tênis Nike Suketo Leather – 40. Repare que o termo mais importante veio no início da frase e o restante no final.
2. Seja descritivo…
Ao escolher o título dos produtos para e-commerce é preciso levar em consideração o consumidor. Imagine que ele, por algum motivo, não consegue abrir perfeitamente as imagens do seu site. É essencial que ele entenda apenas com a descrição (texto) do que se trata o produto.
Utilizando o mesmo exemplo anterior — Tênis Nike Suketo Leather – 40 — o consumidor teria todas as informações necessárias para a compra: marca, modelo e tamanho.
3. …Mas não exagere
É preciso ser descritivo e fazer com que o consumidor conheça o seu produto sem precisar ver a foto. No entanto, evite títulos longos para não ficar desajustado com o layout de seu site.
Termos como “modelo” e “tamanho” são completamente dispensáveis. Repare que no exemplo do tênis usamos um tracinho para dizer qual era a sua numeração. Utilize desses recursos caso seja necessário.
Exceção: alguns produtos, como os notebooks e celulares, têm características determinantes para a compra. Portanto, precisam constar no título.
4. Evite termos difíceis de compreender
Coloque-se no lugar do público e mantenha uma linguagem simples e objetiva. Termos técnicos e difíceis de memorizar devem ser dispensados.
Pegando o exemplo do notebook, ao invés de escrever dezenas de características, você pode resumi-las em uma frase como notebook Assus de última geração, por exemplo. Mas, nesse caso, é essencial que as características estejam visíveis e fáceis de encontrar logo abaixo do título.
5. Sinônimos, semântica e SEO
Pesquise termos sinônimos de palavras para ter um levantamento mais apurado das possibilidades de título. Faça buscas testes para compreender como o nome do produtos são aplicados em demais lojas virtuais. Um mesmo produto por ter títulos diferentes – por exemplo: “Blusão de moletom” e “Jaqueta de moletom”. Tenha cuidado ao tomar decisões como do título. Nossa recomendação é que este cadastro seja desenvolvido com cautela, atenção e pesquisa 😉
Esperamos que vocês tenham gostado do nosso artigo com dicas para escolher o título dos produtos para e-commerce! Siga-nos em nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Linkedin — e fique por dentro de outras novidades! Saiba mais sobre nossa Agência de Marketing Digital e SEO 😉
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2 Responses
Boa tarde pessoal tudo bem? Muito bom o conteúdo, simples e eficiente. Surgiu uma dúvida, no caso do “hifen” separando a marca do titulo, é uma prática recomendável? Exemplo: Tênis Suketo – Nike ou é melhor Tênis Suketo Nike, sem a utilização do “hífen”? Vi também o caso de Blusão de Moletom e Jaqueta de Moletom, digamos que em uma busca de palavras chave, ambos tenham uma media de 250 buscas mensais, como saber sobre qual optar? E não seria interessante usar o termo Blusão Jaqueta de Moletom? Ou o interessante é usar somente um termo mesmo? Outra coisa, estamos com dúvidas em um produto que o nome é Magic Circle, também conhecido como Anel Pilates ou Arco Pilates, no caso deste produto, seria interessante usarmos: Anel Pilates Magic Circle? Att
Olá Gustavo,
Obrigada por sua interação e ficamos satisfeitos que nosso conteúdo fora útil à você.
Respondendo, caso 1:
Com hífen ou sem hífen, a primórdia principal é que o título seja único e de boa leitura organizada (para nós humanos e para os robôs Google). Assim, “Tênis Suketo – Nike ou é melhor Tênis Suketo Nike”, a primeira opção, com hífen é legivelmente melhor – o que atrairia mais interesse de clique. Porém este título está curto demais. Atente para isso ok? Exemplos, melhores:
“Tênis Suketo – Masculino – Nome da sua loja”
ou
Tênis Suketo Masculino em Promoção – Nome da sua loja” E assim por diante. Todavia, cada página demanda um estudo para melhor aplicabilidade do título.
Respondendo caso 2:
“…Blusão de Moletom e Jaqueta de Moletom, digamos que em uma busca de palavras chave, ambos tenham uma media de 250 buscas mensais”
Neste caso, tendo 2 ou mais termos com a mesma média de busca, o apropriado a fazer é testar cada keyword por determinada faixa de tempo, e monitorar os resultados para chegar à uma conclusão de qual melhor termo seu público se utiliza nas buscas.
Aqui, para “Magic Circle, também conhecido como Anel Pilates ou Arco Pilates” liste as páginas de produto e categoria deste item, e monte títulos e meta description mesclando os termos de forma estratégica, e avalie os resultados entre 15 a 30 dias. Dentre outras técnicas, a usar os termos com hiperlinkagem interna, backlinks, etc… (assunto longo… rs).
Bem, espero termos auxiliado. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Nosso e-mail: contato@canzar.com.br
Um abraço,
Equipe Canzar,
Especialistas SEO!