Você já sabe que para ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas do seu negócio é preciso investir em Otimização para Sistemas de Busca, mais conhecido como SEO. Através de uma série de estratégias é possível alcançar a primeira página dos buscadores e garantir mais visitas para seu site e clientes para a empresa.
Nesse sentido, o título dos produtos para e-commerce tem um papel importantíssimo no SEO — além de influenciar positivamente ou negativamente o interesse das pessoas pela mercadoria. Por esses fatores, a escolha dos títulos requer muita atenção e cuidado.
Para te ajudar, separamos 4 dicas para nomear os seus produtos com o objetivo de aumentar a sua visibilidade. Vamos seguir?
1. Tenha cuidado com a escolha da palavra-chave
Sabemos que escolher bem a palavra-chave é primordial para o sucesso de qualquer estratégia de SEO. Mas, ao colocá-la no título dos produtos, é preciso ter alguns cuidados especiais.
Sempre que possível, coloque palavras-chaves no início da frase; essa tática faz com que os buscadores, como o Google, deem mais relevância ao seu conteúdo. Além disso, evite palavras muito grandes.
Por exemplo, imagine que você tem uma loja de calçados. Nesse caso, um exemplo de palavra-chave para esse segmento é tênis nike. Um título simples e fácil seria: tênis Nike Suketo Leather – 40. Repare que o termo mais importante veio no início da frase e o restante no final.
2. Seja descritivo…
Ao escolher o título dos produtos para e-commerce é preciso levar em consideração o consumidor. Imagine que ele, por algum motivo, não consegue abrir perfeitamente as imagens do seu site. É essencial que ele entenda apenas com a descrição (texto) do que se trata o produto.
Utilizando o mesmo exemplo anterior — Tênis Nike Suketo Leather – 40 — o consumidor teria todas as informações necessárias para a compra: marca, modelo e tamanho.
3. …Mas não exagere
É preciso ser descritivo e fazer com que o consumidor conheça o seu produto sem precisar ver a foto. No entanto, evite títulos longos para não ficar desajustado com o layout de seu site.
Termos como “modelo” e “tamanho” são completamente dispensáveis. Repare que no exemplo do tênis usamos um tracinho para dizer qual era a sua numeração. Utilize desses recursos caso seja necessário.
Exceção: alguns produtos, como os notebooks e celulares, têm características determinantes para a compra. Portanto, precisam constar no título.
4. Evite termos difíceis de compreender
Coloque-se no lugar do público e mantenha uma linguagem simples e objetiva. Termos técnicos e difíceis de memorizar devem ser dispensados.
Pegando o exemplo do notebook, ao invés de escrever dezenas de características, você pode resumi-las em uma frase como notebook Assus de última geração, por exemplo. Mas, nesse caso, é essencial que as características estejam visíveis e fáceis de encontrar logo abaixo do título.
5. Sinônimos, semântica e SEO
Pesquise termos sinônimos de palavras para ter um levantamento mais apurado das possibilidades de título. Faça buscas testes para compreender como o nome do produtos são aplicados em demais lojas virtuais. Um mesmo produto por ter títulos diferentes – por exemplo: “Blusão de moletom” e “Jaqueta de moletom”. Tenha cuidado ao tomar decisões como do título. Nossa recomendação é que este cadastro seja desenvolvido com cautela, atenção e pesquisa 😉
Esperamos que vocês tenham gostado do nosso artigo com dicas para escolher o título dos produtos para e-commerce! Siga-nos em nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Linkedin — e fique por dentro de outras novidades! Saiba mais sobre nossa Agência de Marketing Digital e SEO 😉